ONG DE CABO FRIO LEVA DEFICIENTES ÀS ALTURAS

A ABENE – Associação Brasileira de Estudos e Necessidades Especiais – realizou mais um evento de inclusão social através do esporte e levou a Sampaio Correia, Saquarema, portadores de necessidades especiais para experimentarem a sensação de voar de parapente na Escola de Vôo Livre “QG do Voo Livre”.

http://www.jornalorebate.com.br/186/cadeirante%20e%20seu%20instrutor%20werneck.jpg

Contando com a habilidade dos pilotos Werneck, João Luis e Marcelo Tabajara, os deficientes (um portador de Síndrome de Down, uma deficiência visual e um cadeirante) realizaram um vôo duplo, no qual puderam deixar para trás todos os limites impostos por suas necessidades.
http://www.jornalorebate.com.br/186/marcelinho%20e%20seu%20instrutor.jpg

Após uma subida de 440 metros que é feita em pick-up com tração nas quatro rodas, a equipe da abene e os instrutores chegaram ao local onde seria realizado o salto. A direção do vento era quadrante sul e determinou que o salto fosse realizado na rampa 2.

O cadeirante, Flavio Barreto foi o primeiro a saltar. Em menos de dez minutos já estava no ar desfrutando da maravilhosa paisagem e da sensação única de voar. Logo após, saltou Marcelinho, portador de síndrome de down, com seu instrutor.

http://www.jornalorebate.com.br/186/parapente01.jpg

Raquel, deficiente visual que realizou um sonho antigo, gritava no parapente ao saltar: “Estou voando!”.

Foram 40 minutos de voo, observando uma linda paisagem, com o mar ao fundo e toda a vegetação nativa. Por diversas vezes os instrutores rodopiaram o parapente em busca de “térmicas” que fizessem o parapente ganhar altitude, tudo filmado por uma câmera que cada saltador carregava.

http://www.jornalorebate.com.br/186/parapente02.jpg

O pouso foi no campo de feno, a beira da estrada, onde uma equipe técnica estava à espera dos saltadores para levá-los ao “QG do voo livre”.

Ao chegar ao solo, Marcelinho queria voltar e saltar de novo. 

“É lindo lá em cima. Em evento desse tipo é que a gente percebe que a nossa limitação não deve ser o nosso limite”, disse Flavio ao pousar.

http://www.jornalorebate.com.br/186/parapente05.jpg

ABENE é uma entidade sem fins lucrativos que promove ações de inclusão social com pessoas com necessidades especiais. Maiores informações no site: www.abenebrasil.org.br ou pelo número (22) 7811-5852.

http://www.jornalorebate.com.br/186/guilherme-terraplegico02.jpg

No sábado, dia 05 de setembro de 2009, Guilherme Costa, 17 anos, morador de Brasília, tetraplégico devido a uma lesão medular procurou a equipe da abene para que ajudasse a realizar seu sonho de surfar. Depois de algumas orientações do professor de surfe, Carlos Henrique Oliveira Macedo, Guilherme surfou pela primeira vez nas águas da praia do forte.

http://www.jornalorebate.com.br/186/guilherme-terraplegico01.jpg

“Foi a realização de um sonho. Foi bom demais! Nunca vou esquecer isso!”, disse Guilherme ao sair da água, sob os olhares de seus pais que não paravam de chorar de emoção.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS