Arquivo Público de Campos dos Goytacazes completa oito anos

Criado pela Lei nº 7060, o Arquivo Público de Campos dos Goytacazes completa nesta segunda-feira, 18 de maio, oito anos de existência. Atualmente, o Arquivo trabalha no Projeto de Preservação do Acervo Cartorário daquela cidade, que conta com o patrocínio do Programa Petrobras Cultural.  processo de Seleção Pública 2007 do Programa Petrobras Cultural.

Escolhido durante o processo de Seleção Pública 2007 do Programa Petrobras Cultural, o projeto tem a finalidade de realizar o tratamento arquivístico e a preservação – através da conservação e da restauração – de documentos registrados no município de Campos dos Goytacazes a partir do século XVII. Uma vez preservados, os documentos são disponibilizados para a pesquisa.
    Desde que teve início o Projeto de Preservação do Acervo Cartorário do Arquivo Público de Campos dos Goytacazes, em setembro de 2008, já foram restauradas 3.126 páginas. O projeto todo inclui a restauração de 35 mil processos sendo, o mais antigo, datado de 1698:

    “Os documentos testemunham vários aspectos da vida de toda a região Norte-Fluminense. Os inventários escritos a partir do século XVIII mostram que quanto mais antigos os documentos, mais simples são os objetos que demonstravam sinal de riqueza. Hoje, o Arquivo Público existe em função deste trabalho, daí a importância da iniciativa da Petrobras em patrocinar o projeto. Com a restauração desses documentos, estamos registrando o passado desta cidade, que foi um grande centro econômico nos séculos XVII e XVIII”, afirma o coordenador do projeto, o museólogo Carlos Roberto de Bastos Freitas.

    Entre os documentos restaurados, incluem-se os testamentos de José Marins Pinheiro, o Barão da Lagoa Dourada, grande proprietário de terras da região; e o de Joaquim Vicente dos Reis, rico comerciante que adquiriu, em 1781, os bens dos jesuítas, entre eles, a edificação em que o Arquivo Público se encontra.

    O Arquivo Público Municipal de Campos dos Goytacazes foi inaugurado em 2002, a partir de projeto elaborado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF. Ele está instalado no Solar do Colégio, edifício do século XVII que foi sede da fazenda pertencente ao Colégio dos Jesuítas da Cidade do Rio de Janeiro.

    As comemorações em torno do oitavo aniversário de criação do Arquivo Público Municipal de Campos dos Goytacazes ocorrerão na próxima segunda-feira, dia 18, a partir das 16h na sede da entidade. Na ocasião será assinado um Convênio de Cooperação Técnica entre o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro – APERJ – e o Arquivo Público Municipal de Campos dos Goytacazes que inclui a cração do Núcleo de Pesquisa Histórica Regional.

    Os festejos contarão ainda com a inauguração de uma exposição sobre o Solar do Colégio, sede do Arquivo Público Municipal de Campos dos Goytacazes. O Solar do Colégio está localizado à Estrada Sérgio Viana Barroso, 3060 – Goytacazes, Campos dos Goytacazes.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS