Prodesmar começa a colher os primeiros frutos
Atuar além da indústria de petróleo e gás é o desafio dos 500 novos profissionais que nesta quinta-feira, dia 11, receberão o certificado de conclusão dos cursos profissionalizantes oferecidos pela Petrobras e a Prefeitura de Macaé, fruto do convênio firmado em julho deste ano, que visa a capacitação de pessoas em atividades não ligadas à indústria petrolífera. Os formandos serão aptos a atuarem em funções como: auxiliar de escritório e administrativo informatizado, secretariado, almoxarifado, assistente de contabilidade, manipulação de alimentos, leitura e interpretação de desenho técnico, operação em empilhadeira (básico), gestão de pessoas, fotografia digital, taifeiro, torrista e bombeiro hidráulico. Até o final do convênio, a previsão é qualificar 5.740 pessoas, em 54 cargos.Para o gerente de Comunicação da Petrobras na Bacia de Campos, Lincoln Weinhardt, “esta é uma importante ação para a região, que tem expandido seu mercado e necessita de profissionais habilitados para trabalharem em setores além do petróleo”.
- Formação 2009 -
A segunda etapa do projeto ocorrerá no início de 2009 e constará de 32 cursos profissionalizantes, entre eles: Educação ambiental para comércios e Serviços, Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Leitura e Interpretação de Desenho Técnico, Elaboração de Projetos Sociais, Operador de Telemarketing, Interpretação e Expressão Corporal, Informática na Terceira Idade, Redação para Concursos, Fireworks e outros.
As inscrições começam no dia 5 de janeiro de 2009, mas os interessados já podem pegar a ficha de inscrição no Cetep, localizado na Rua Alfredo Backer, 363, Centro, Macaé (Rua do Corpo de Bombeiros). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
- Programa de Desenvolvimento Social de Macaé
A qualificação de pessoas em setores além do petróleo faz parte do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), iniciado em 2007 numa articulação entre a Petrobras e os governos federal, estadual e municipal, com a finalidade de contribuir para a sustentabilidade da região, com ações estruturantes, promovendo a qualidade de vida da população das cidades que compõem a Bacia de Campos.
Dividido em três vertentes – qualificação profissional, segurança pública e desenvolvimento social – o investimento para a realização de cinco projetos chega a R$ 133 milhões. Os projetos são: duplicação da Rodovia RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto), no trecho entre Macaé e Rio das Ostras, Melhoria Operacional no Serviço de Combate a Incêndio, Monitoramento por Câmeras e Despacho de Viaturas (190) e Planejamento Estratégico Regional Norte-Noroeste Fluminense, este irá viabilizar a elaboração de uma carteira de projetos estruturantes da região e inclusão no sistema de gestão estratégica do Estado.
Evento:
Local: Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho
Endereço: RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto), São José do Barreto, Macaé.
Horário: 18h