Petrobras inaugura terminal de passageiros e apóia seminário que discute o tema
“Nossa força de trabalho merece esta base, porque são pessoas que produzem petróleo contribuindo para o crescimento do país”. Essa foi a tônica dada durante a inauguração do novo Terminal de Embarque e Desembarque de Passageiros da Petrobras, realizada nesta segunda-feira, dia 29, no Aeroporto de Macaé. O evento contou com gerentes da Petrobras, autoridades da Aeronáutica, Infraero e Marinha.Anexo ao prédio da Infraero, a base oferece mais conforto e segurança aos mil trabalhadores que embarcam e desembarcam das plataformas marítimas diariamente. Numa área de 948 metros quadrados, o espaço comporta cerca de 200 lugares, sistema de monitoramento dos vôos - com quatro canais que sinalizam a saída e chegada das aeronaves-; sete guichês das empresas de linhas aéreas; salas exclusivas para que os profissionais possam assistir ao briefing de segurança antes dos embarques; telefones públicos; pontos de ramal e banheiros com instalações para portadores de necessidades especiais.
O gerente geral da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Campos (UN-BC), José Airton de Lacerda Martins, destacou a preocupação da Petrobras com a segurança da sua força de trabalho, que inclui a construção do novo saguão.
Já, Fernando Faria, 26 anos, que estava embarcando no momento da inauguração aprovou a nova base. “O terminal está com um sistema de isolamento acústico, o qual não permite ouvirmos o ruído das aeronaves, além de toda a infra-estrutura de alto padrão instalado aqui. Sem dúvida, o embarque e desembarque serão muito mais tranqüilos”, avaliou.
Seminário de Segurança de Vôo
Após a inauguração do novo terminal da Petrobras, foi dado início ao Seminário de Prevenção de Acidentes na Aviação Offshore, realizado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e o Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III), em parceria com a Petrobras. O congresso é parte do conjunto de ações do Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos elaborado pelo Seripa III para 2008, visando a maximização da segurança operacional.
Na palestra que deu início as atividades, que acontecem dias 30 de setembro e 1º de outubro, o gerente geral da UN-BC, José Airton de Lacerda Martins – representando o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella - falou sobre “A importância da atividade aérea nas operações offshore da Petrobras”. Na Bacia de Campos são 50 mil trabalhadores transportados por mês às unidades marítimas. No Brasil, nas operações de Exploração e Produção, são 850 mil pessoas.
Em seu discurso, o gerente geral destacou o Programa de Excelência no Transporte Aéreo e Marítimo (Peo-Tram), aplicado pela Petrobras e que tem contribuído para a evolução do sistema de qualidade no transporte áereo e ainda falou do novo aeródromo que está sendo construído pela companhia no município de Campos dos Goytacazes.
“Nesta nova era de descobertas, a Petrobras está crescendo, sem deixar de lado a segurança”, enfatizou. Em seguida, o Brigadeiro do Ar, Jorge Kersul Filho abordou “A filosofia SIPAER e a importância da gestão administrativa na prevenção de acidentes” e o astronauta Marcos Pontes, falou sobre “A prevenção de acidentes nas atividades espaciais”.