Segundo Ana Cristina Lacerda Gama Soares (foto), os estudantes já estão procurando a Ouvidoria, que iniciou suas atividades há um mês
Inaugurada no ano passado pela prefeitura de Macaé, a Cidade
Universitária - complexo que reúne hoje três instituições de ensino -
já conta com a sua Ouvidoria Estudantil, uma das pioneiras do estado.
Através deste canal, todos os alunos poderão dar a sua opinião sobre o
complexo, com reclamações, denúncias, críticas, sugestões ou elogios. A
Cidade Universitária é administrada pela Fundação Educacional de Macaé
(Funemac).
De acordo com o presidente da Funemac, Joelson Tavares, a Ouvidoria
servirá como elo de comunicação entre os alunos matriculados em cursos
fixados no complexo e a fundação. "Este é um dos serviços que
oferecemos dentro do projeto Auxílio Estudantil, que tem como objetivo
reduzir a evasão de estudantes do ensino superior e fortalecer o
projeto de interiorização das universidades públicas", afirmou. Hoje, a
Cidade Universitária tem cerca de mil alunos dos cursos da Universidade
Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF)
e Faculdade Municipal Miguel Angelo da Silva Santos (FeMASS).A Ouvidoria funciona em um espaço no terceiro andar do prédio, onde estão as salas de aula. "Buscamos, com este serviço, a abertura à participação dos alunos, docentes e técnicos, assim como da comunidade no processo democrático", comentou Ana Cristina Gama, ouvidora da Cidade Universitária. Para ela, não se trata apenas de se obter um desenvolvimento correto da administração mas sim, de através das sugestões e críticas formuladas por integrantes da comunidade universitária, ou da própria sociedade, tornar os cidadãos cogestores da administração universitária.
A ouvidora comentou que a sua função é ser uma crítica interna, que a partir das demandas que lhe são encaminhadas monta uma verdadeira radiografia da instituição. "Vamos fazer relatórios sobre as possíveis necessidades de mudanças nos procedimentos e normas da Funemac, para assim aperfeiçoar o desempenho e o relacionamento institucional", ressaltou.
- A idéia é que o ouvidor viabilize o acesso à informação ou condição para apresentação de reclamações de forma institucionalizada, para que os alunos tenham a certeza de que serão levadas adiante, contribuindo assim para o exercício da cidadania, completou Joelson.
Estudantes aprovam a iniciativa
Segundo Ana Cristina, os estudantes já estão procurando a Ouvidoria , que iniciou suas atividades há um mês. "Temos tido algumas demandas que já estão sendo solucionadas pela administração da Funemac, como é o caso do transporte, que está sendo resolvido junto à Mactran", afirmou.
E os resultados têm agradado os alunos. "Acho que o fato da Funemac estar disponibilizando uma Ouvidoria para os estudantes da Cidade Universitária, mostra grande compromisso e responsabilidade com os estudantes. É uma prova de que a qualidade dos serviços prestados é uma prioridade", ressaltou Thiago Pinto Botelho de Mello, aluno do quarto período de Administração da UFF.