Pastoral da Juventude discute a realidade juvenil

Semana da Cidadania acontecerá em Macaé durante os dias 14 a 21 de abril

Quais são as razões de viver da juventude nos dias atuais, dentro de um contexto de empobrecimento, miséria, desigualdade, que coloca os jovens como principal vítima social? Esta pergunta servirá como eixo-guia da reflexão da Semana da Cidadania deste ano, que aborda o tema Juventude e empobrecimento social.

A Semana será celebrada, em âmbito nacional, de 14 a 21 de abril. Trata-se de uma iniciativa das Pastorais da Juventude do Brasil, que ocorre desde 1995. Na região acontecerá atividades diversas nos municípios de Macaé, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu, Casimiro de Abreu. Macaé centralizará as programações com ações durante todos os dias da semana.
Os membros da coordenação da Pastoral esperam uma boa participação das representações de juventude de Macaé e região pela representatividade de acontecer por todo o país e aprofundar um debate que Macaé precisa que é a elaboração e implementação de políticas que combatam o empobrecimento social, principalmente da população juvenil. “É um momento em que reuniremos diversas representações em torno das mais diferentes faces da juventude, cultura, arte, poesia, espiritualidade para defender a vida da juventude”, declara Marcel Silvano, coordenador da Pastoral. Ele afirma que o tema e as ações da semana da cidadania foram propostas para aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade 2008 – Escolhe, pois a vida.
“É importante termos claro que a pobreza não é uma situação natural, desejada por Deus. O verdadeiro cristianismo rejeita a idéia de que uns nascem pobres e outros ricos, e que os pobres devem atribuir a sua pobreza à vontade de Deus. Para nós, é evidente que a pobreza é fruto da desigualdade social provocada pelos modelos políticos e econômicos capitalistas adotados na sociedade”, afirma o Marcel Silvano
Em Macaé as ações começam na segunda, dia 14 com Cinema na Praça Comentado, a partir das 18h e 30 min na praça Veríssimo de Mello. Na terça-feira haverá uma debate com representações jovens de diferentes denominações cristãs para discutir a realidade da juventude no Brasil e em Macaé. A atividade será na Câmara Municipal Às 18h e 30 min. Quarta-feira os jovens irão para o calçadão da Rui Barbosa para atos como panfletagens sobre a defesa da vida da juventude e intervenções culturais e artísticas Às 18h e 30min. Quinta-feira a ação será na feirinha da praça Veríssimo de Mello com panfletagens e manifestações culturais no mesmo horário.
Sexta feira será um dos momentos mais importantes. Um debate sobre a redução da idade penal. A atividade contará com a presença do Deputado Estadual Marcelo Freixo e Alessandro Molon além de René Dutra que é representante estadual dos conselhos tutelares, além de um representante do município às 18h e 30h na Câmara Municipal. Sábado os jovens farão uma pesquisa de campo na Nova Holanda sobre a realidade juvenil naquela região. Domingo cada igreja ou comunidade terá uma atividade espontânea. E na segunda feira o encerramento será numa caminhada pela orla dos Cavaleiros até a Igreja Nossa Senhora da Glória, acompanhados pelo grupo quissamaense Q´Batuque e encerrando com missa da juventude. “Queremos trabalhar ações proféticas que denunciem o empobrecimento social que atinge toda a sociedade, e, em especial a juventude, desviando as razões para viver com saúde, moradia, lazer, cultura, educação, enfim, uma vida digna”, explica Silvano.

Histórico dos temas da Semana da Cidadania
1996 - Você não vai ficar de fora! Faça seu título e vote consciente!
1997 - Um grito por liberdade!
1998 - Democracia: exercício de liberdade!
1999 - Desemprego: Juventude sem sonho, país sem futuro!
2000 - Sem essa de exclusão! Jovem, agora são outros 500.
2001 - Vida que te quero viva!
2002 - Animemos a Esperança. Construamos a Paz. Direito de ser diferente
2003 - É preciso saber viver!
2004 - América Latina: construindo a democracia como bem-comum.
2005 – O Brasil que a Juventude quer!
2006 – Quero Vida, quero Liberdade!
2007 - Espaço de Vida. Tempo de Direitos!
2008 – Empobrecimento Social e Juventude 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS