Um dos maiores especialistas do mundo em segurança pública chega a cidade em duas semanas.
Depois de ser apontada como a cidade mais violenta do Estado, de acordo com dados de uma pesquisa feita pela Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (Ritla), Macaé vai receber este mês o sociólogo e ex-secretário de segurança pública da Colômbia, Hugo Acero. O ex-secretário vem a Macaé para ver de perto a situação do município sede da Bacia de Campos que vem sofrendo com o aumento da criminalidade nos últimos anos. As ações de combate a violência feitas durante suas gestões como secretário, serão apresentadas em palestra no dia 31 de março, às 08h, no Hotel Comfort, na praia dos Cavaleiros.
O convite para Hugo Acero visitar Macaé foi feito pelos deputados federal Silvio Lopes e estadual Glauco Lopes, ambos do PSDB. A palestra será aberta somente para prefeitos e vereadores da região, autoridades da área e entidades da sociedade civil organizada. "O que queremos com esse encontro é fazer um movimento suprapartidário contra a violência e ninguém melhor e mais capacitado para isso como Hugo Acero. Ele fez um trabalho sério na Colômbia, além de ser consultor sobre violência em vários países do mundo," destaca Silvio Lopes que ainda conta que espera que as esferas envolvidas neste problema participem do seminário.
Em discurso na Assembléia Legislativa o deputado estadual Glauco Lopes afirmou que desde que viu na mídia Macaé ser apontada como a cidade mais violenta do Estado está tomando providências para ajudar no combate a violência. "Segundo a pesquisa da Ritla, a cidade de Macaé estaria com 85,9 homicídios por 100 mil habitantes, já no período mais crítico em Bogotá esse número era de 80 para 100 mil no começo dos anos 90. O que comprova mais uma vez que a violência em Macaé está fora de controle", atestou.
Conheça um pouco mais sobre Hugo Acero
Hugo Acero é colombiano, ex-secretário de segurança cidadã e convivência de Bogotá por 9 anos, onde coordenou um arrojado programa de combate à violência urbana que transformou Bogotá em uma das cidades mais seguras da América Latina. À frente da Secretaria de Segurança de Bogotá, Hugo conseguiu reduzir os índices de homicídios em mais de 70%, passando de uma taxa de 80 para 100 mil no começo dos anos 90, para a atual que é de 18 para 100 mil.
Atualmente Hugo Acero é consultor da ONU/PNUD para o tema seguridade, além de prestar assessoria aos governos municipais de Guayaquil, no Equador, Cidade do México, no México, Santiago, no Chile, Medellín, na Colômbia, dentre outros, onde vem obtendo resultados positivos na redução da violência e delinqüência urbana.
Hugo Acero é sociólogo e um dos maiores especialistas do mundo em segurança cidadã, tendo vários artigos e documentos publicados sobre o tema em muitos países da América Latina.