POLO LOGÍSTICO NÃO AGRIDE NATUREZA

http://www.jornalorebate.com.br/473/e1.jpg
A satisfação do empresário com o crescimento de suas mudas

Depois de tantas agressões ambientais em Macaé ao longo das administrações recém- passadas, como a total devastação da bela  restinga do Balneário Lagomar (entrada do Parque Nacional de Jurubatiba), do aterramento de grande extensão da margem do rio Macaé e da ocupação de manguezais, agora é a cidadã Nazaré Magalhães quem expõe sua indignação contra alguns projetos em curso na cidade. Chegamos até a dar espaço aqui em O Rebate para suas denúncias, mas, como em toda polêmica há dois lados, resolvemos conhecer melhor o projeto do jovem empresário macaense Evaldo Costa, um Polo Logístico na Fazenda Arizona, visto e denunciado como uma iniciativa “em total confronto com a legislação urbanística do município, que determina esta região como Macrozona de Ambiente Natural...”.

Para  nossa surpresa, felizmente o cenário exposto pela denúncia é outro,  não reflete a realidade do projeto que o empresário vem realizando ali ao lado do trevo da BR-101 com a RJ-168. À  base de um belo maciço rochoso coberto de densa mata, onde havia  apenas vegetação  rasteira e capinzal, o empresário iniciou seu projeto já pensando no meio ambiente, plantando cerca de 10 mil espécies de árvores de nossa região, inclusive muitas fruteiras, que em futuro próximo serão atrativos para aves e animais. Para conter a força das águas pluviais que se precipitam de alguns elevados criando profundos sucos, sua equipe plantou muitas gramíneas e arbustos nas encostas, além de construir canaletas e instalar manilhas de um metro de diâmetro.

http://www.jornalorebate.com.br/473/e1.jpg
Evaldo diz a O Rebate que plantou cerca de dez mil mudas aqui  

Empolgado com seu  projeto, que segue orientações legais, mas decepcionado. disse ele: - “Confesso que me senti profundamente triste ao tomar conhecimento da  acusação que me imputa um crime ambiental, um destruidor da natureza, que tanto aprecio e amo. Nascido nesta bela terra, com uma história familiar empreendedora de longa data, quando a economia de Macaé se sustentava apenas na produção de açúcar, já em processo de decadência, e num pequeno comércio, tal acusação causa um grande desconforto no seio de nossa família, porque não somos como aventureiros, sem nenhuma identidade com nossa tradição,  atrás da sedutora riqueza gerada pelo petróleo de nossa costa.  Ao contrário, queremos perseguir um sonho do meu pai, que infelizmente não pôde realizar porque faleceu tragicamente ainda jovem, aos 41 anos: um projeto que seja admirado pelos macaenses e por visitantes, não objeto de especulação. Basta ver o investimento que estamos fazendo no preparo do local, que mostra nossa sensibilidade em relação ao meio ambiente, tanto pela sua recuperação natural como pelo seu embelezamento. Portanto, gostaria de ser visto não como um destruidor, um irresponsável em relação ao meio ambiente, mas como um empreendedor que ama sua terra e que cuida bem dela.

http://www.jornalorebate.com.br/473/e1.jpg
A preocupação com o meio ambiente não deixa dúvida

  Embora o país esteja passando por um momento difícil. Evaldo mostra-se otimista,  acreditando num cenário mais  promissor à frente. Com orgulho, gosta de lembrar da dedicação do seu pai à frente dos negócios do seu avô Elpídio Costa, que vem lá da década de 1940  com seu refinado faro comercial, ajudando a então  pacata Macaé a se desenvolver. Fez questão de frisar  que  quer ver sua amada cidade cada vez mais bela e aprazível, e que esse seu seu projeto logístico vai ser um espaço que sirva de apoio à complexa e crescente mobilidade urbana de hoje.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS