Não temos dúvidas que palavra corrupção é uma velha conhecida de Macaé. Nas décadas de 60 e 70, essa malvada palavra foi por um tempo a mais pronunciada pela classe política da cidade. O combativo jornalista José Milbs, (foto) através das páginas do quase centenário semanário "O Rebate", o qual é proprietário e diretor, dedicou aos leitores uma coletânea de vários artigos que, determinantemente apontava vários desmandos na governança municipal.
Os artigos de Milbs, com o título "Ainda existe corrupção neste pais?" denunciava na então época, entre outras mazelas, a compra de um apartamento no Hotel Panorama, por Cr$ 18 milhões de cruzeiros. A indignação do nobre jornalista era porque a aquisição foi feita em um prédio que ainda iniciava a construção na praia de Imbetiba e a prefeitura, vivia de pires na mão para poder pagar os salários atrasados de seus servidores. A divulgação dos artigos provocou um verdadeiro reboliço na cidade, fazendo surgir a criação de uma CPI na Câmara de Vereadores.
"Em Macaé, ressalvados de alguns nomes em ambos partidos é um aglomerados de homens que pensam que política é para enriquecimento pessoal. Para empregarem toda família. Para para pagarem dívidas bancárias com o dinheiro do povo. Para troca de influência. Para participarem de festas e jantares... engravatados. Poderia me silenciar, mas acontece que acima dos interesses familiares, profissionais e financeiros, estou em débito com o povo de Macaé. Estou débito porque fui político e participei de comícios dos muitos elementos que aí estão a se vender e trair o compromissos assumidos. A minha arma é o jornal... enquanto houver possibilidades de justiça neste país!", ponderou o estimado Milbs em um de seus artigos publicados na época.
O Veterano jornalista Zé Milbes, deste muito jovem teve uma efetiva participação no cotidiano do município. Foi líder estudantil, presidente da Federação dos Estudantes de Macaé e político. Com atuação no jornalismo é um dos profissionais da imprensa dos mais respeitados na região. É considerado um aquivo vivo em Macaé, onde tem emprestado uma valiosa contribuição para o engrandecimento cultural da história de Macaé.
O Jornalista Milbs, certamente nos dias atuais, já não estranha mais com a enorme propagação da palavra corrupção.
(Clique para ampliar)
PS: O texto acima é publicado com detalhes importantes no livro "Erros e Acertos de Uma Cidade Princesa", cujo lançamento acontecerá muito proximamente.