A ex vice prefeita e ex vereadora de Macaé, Marilena Garcia, presidente da União Macaense Solidária no Combate ao Câncer de Mama (Unamama), participou juntamente com a diretoria e voluntários, do grande expediente na sessão plenária da Câmara de Vereadores de Macaé, realizada quarta-feira, 29.
Foram apresentadas as futuras ações da Unamama e o trabalho realizado durante o Outubro Rosa que teve como destaque a exposição fotográfica “Lenços e Sorrisos” da fotógrafa Cláudia Barreto.
A exposição, inaugurada na Praça Veríssimo de Mello, prossegue na região serrana e depois irá percorrer mensalmente os municípios vizinhos. A vice-presidente, Ieda Moraes, disse que outros três projetos estão sendo elaborados: “Entre sucos e frutas”, que consiste em um stand ensinando sucos samurais que elevam a defesa imunológica; “Chá da Vovó”, que será um momento de conversa sobre alimentação para troca de informações e “Ao corpo com carinho” que trata do uso de repelentes e protetores solar.
“Queremos conversar para que as pacientes percam o medo e encarem a doença. Somos exemplo de que é possível ter sucesso no tratamento. Conquistamos espaços com irreverência e bom humor levando mensagem de otimismo por meio das fotos da exposição na praça. O Banco do Brasil vendo a exposição deu mamografias para as funcionárias e as escolas públicas adotaram o laço rosa no mês de outubro”, contou Ieda Moraes, que terminou o tratamento há quatro meses. “Parece que somos abduzidas.
O retorno é complicado, repensamos o presente e o futuro. Temos vontade de compartilhar a superação e ajudar outras pessoas, por isso propus a Marilena Garcia a continuidade dos trabalhos da Unamama”.
A instituição contou este mês com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e do Capo e ministrou encontros com apresentação da mostra fotográfica no Sesi e na empresa MRV Engenharia. A importância do homem foi o tema principal na empresa, pois apesar de 1% dos homens terem câncer de mama o seu papel de companheiro durante o tratamento é fundamental.
Marilena Garcia parabenizou o trabalho de Cláudia Barreto que ganhou moção de aplauso do vereador Boca. “Foi uma ação de uma voluntária destemida que registrou o sorriso da esperança e da alegria. Lenços e Sorrisos teve a participação de mulheres corajosas. Tive apoio da minha família e isso foi fundamental para minha recuperação nas duas vezes que enfrentei a doença, inclusive registrei escrevendo o livro Câncer de Mama Redes de Ação e Afeto.
A Unamama possui 14 anos e agora prossegue sua missão com uma diretoria forte que busca parceria nas ações para atingir um público maior na conscientização sobre a prevenção”, disse Marilena Garcia.
A fotógrafa Cláudia Barreto, voluntária na causa, relatou que o câncer mexe com o que há de mais sensível na estima da mulher. “Foi um desafio, um compromisso meu que quero deixar como exemplo. As pessoas precisam de colo.
Quando fiz as imagens foi um projeto ousado e significativo porque iria expor publicamente essas pessoas. A proposta foi seduzir através das imagens para a conscientização de um assunto pesado. Que cada profissional doe seu talento. Eu doei o meu talento por um compromisso com o próximo e também com a cidade. Não foi uma exposição de cicatrizes nem de dor, mas de esperança. Vamos atuar o ano todo, não apenas em outubro”.
Os vereadores sugeriram que a exposição “Lenços e Sorrisos” participe nos bairros onde forem realizadas as sessões itinerantes.
- Waleska Freire