Marcel defende participação de educadores e pais no processo de melhoria das escolas

Segundo ele, é preciso valorizar a opinião e participação daqueles que acompanham e conhecem a realidade do processo educativo nas escolas, bem como construir unidades nos locais que mais precisam

Nesta terça-feira, 8, na Câmara, foram criadas legalmente duas escolas: uma no Barreto e outra no Lagomar, propiciando o processo administrativo e burocrático para construção e melhorias para as escolas municipais, como  Olga Benário Prestes e Paulo Freire, junto aos órgãos competentes, como o Ministério da Educação. Na ocasião, o vereador Marcel Silvano defendeu que o processo de melhorias e construção das escolas do município deve ter a participação de educadores e até mesmo dos pais e responsáveis pelos alunos.

Segundo o parlamentar, é preciso valorizar a opinião e participação destes que acompanham e conhecem a realidade do processo educativo nas escolas. “É interessante registrar o envolvimento da direção da escola, professores e servidores envolvidos no projeto em uma região que tanto precisa. Precisamos valorizar quem sofre todos os dias com a dificuldade dos alunos chegarem à escola, dos pais acompanhamento processo do ensino, e outras.”, ressaltou o vereador.

Cobrar a construção de unidades de ensino, de acordo com ele, é importante, principalmente quando se trata de necessidades em locais que são carentes de escolas, como Engenho da Praia, Barreto, Lagomar, entre outras. “O improviso tem sido a tônica. Cabe ao governo cobrar da empresa que não dá conta não só da construção, pois as reclamações são incansáveis e que a gente entenda a necessidade e a grandeza de ouvir quem está na base no processo de educação”, disse ele, referindo-se às unidades de ensino que funcionam em locais provisórios.

Durante a discussão da pauta, foi criada uma comissão especial que irá visitar o local onde está prevista a construção da Escola Municipal Olga Benário Prestes, no Barreto. Atualmente, os alunos estão alocados no Centro de Convenções e a previsão, segundo o governo, é de que eles ocupem a nova unidade ainda no segundo semestre, o que foi contestado por alguns parlamentares.

Fazendo referência à matéria e justificando o fato de não se disponibilizar para fazer parte da comissão que vai visitar a nova escola, Marcel disse que prefere visitar a direção da escola no Centro de Convenções e conversar com  os professores, os servidores que estão envolvidos no projeto da unidade de ensino.

No encerramento de seu discurso, Marcel também saudou a iniciativa de nomear essas duas unidades com nomes de pessoas tão importantes no processo de educação e ações sociais no Brasil. “Primeiro Paulo Freire, que é um educador popular, que sempre viveu a pedagogia de ensinar de acordo com a dificuldade das pessoas, e Olga Benário, que de tantas mulheres revolucionárias que dão a própria vida para mudar o mundo. É muito bonito quando isso parte dos funcionários, valorizando a mobilização verdadeira e sincera de quem está disposto  a mudar as coisas. Reafirmo, mais do que dois nomes, é a intenção de se criar duas escolas, que precisa virar realidade, é a promessa que acreditamos e esperamos que aconteça”, concluiu Marcel.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS