O Subsecretário Municipal de Administração de Rio das Ostras, Valter Loureiro, irá se tornar alvo de investigação do Ministério Público (MP) e da Polícia Federal (PF) em Macaé onde ele foi Secretário Municipal de Administração de 1997 a 2004. Levantamentos preliminares apontam para a suspeita de prejuízos aos cofres públicos causados por Loureiro que podem chegar às cifras de R$-800 mil. Esta soma – que em caso de condenação judicial ele seria obrigado a devolver ao Poder Público - seria conseqüência de ilegalidades praticadas durante oito anos por Loureiro à frente da mencionada Pasta no Executivo Macaense como, por exemplo, acumular dois salários (o de Secretário Municipal e o de funcionário em um ministério do governo federal).
Além disso, segundo fontes do Executivo Macaense, Valter Loureiro ao tempo em que esteve à frente da Pasta da Administração na Capital do Petróleo “foi um técnico frio, não deu bom exemplo de ética funcional, foi insensível ante os direitos sociais dos servidores municipais como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), além de ter sido avesso a lidar com jornalistas em geral”. Segundo essas fontes, Loureiro negou ser legal a liberação de FGTS de inúmeros servidores municipais aposentados de Macaé. Eles, então, entraram com ações judiciais, tendo a Caixa Econômica Federal (CEF) passado a pagar esse direito social. Caso seja processado e condenado, Loureiro poderá arcar também com mais esse ônus, o FGTS de tais aposentados.
Ainda segundo fontes do Executivo Macaense, Loureiro além de praticar a ilegalidade de receber os dois salários já mencionados, sempre que necessitou fazer cursos de especialização fora de Macaé, auferiu polpudas diárias para si e para o motorista do veículo da prefeitura que o transportou durante tais viagens. Prevê-se que nos próximos dias, após serem concluídos os levantamentos dos prejuízos causados aos cofres públicos, órgãos afins do Executivo Macaense vão requerer junto ao MP e à PF a investigação de tais ilegalidades praticadas durante oito anos pelo Subsecretário Municipal de Administração de Rio das Ostras e ex-Secretário Municipal de Administração de Macaé, Valter Loureiro.
O outro lado: Loureiro não quer falar sobre o caso!
Por telefone, funcionárias (que não quiseram se identificar) da prefeitura de Rio das Ostras não retornaram as ligações telefônicas que visavam ouvir o Subsecretário Municipal de Administração, Valter Loureiro.