Milhares se reúnem no funeral de palestino supostamente torturado

funeral Milhares se reúnem no funeral de palestino supostamente torturado
Funeral do palestino Arafat Jaradat na aldeia de Sair, na Cisjordânia ocupada por Israel. Foto: Al Jazeera

Sair, Cisjordânia, Palestina, 26/2/2013 (IPS/Al Jazeera) – Milhares de pessoas se reuniram ontem na aldeia Palestina de Sair, na Cisjordânia ocupada, para o funeral de Arafat Jaradat, que morreu em uma prisão israelense em circunstâncias que são motivo de disputa. Funcionários da Autoridade Nacional Palestina (ANP) afirmam que os resultados preliminares da autópsia indicam que a morte de Jaradat, ocorrida no dia 23, foi causada por torturas infligidas por agentes israelenses que o interrogavam. Por sua vez, funcionários de Israel dizem que não há uma conclusão clara e que são necessários mais exames necroscópicos.

O chefe da patologia da ANP, Saber Aloul, presente durante a autópsia realizada em Israel, disse que havia marcas no corpo de Jaradat que mostravam que ele foi torturado durante os interrogatórios. A autópsia, realizada no Instituto Nacional de Medicina Forense, não indicou a causa da morte.

O velório aconteceu em meio a momentos de tensão crescente, após semanas de protestos contra o tratamento que sofrem milhares de presos palestinos em prisões de Israel. As manifestações fizeram Israel temer o início de uma terceira Intifada (levante) palestino contra a ocupação de seus territórios. Agentes policiais da ANP cuidaram de manter a ordem durante o funeral, enquanto as forças israelenses se mantinham nos arredores da aldeia de Sair.

Nicole Johnston, jornalista da rede de televisão árabe Al Jazeera, relatou, do local do funeral, que o povo de Sair “nunca acreditou na versão oficial israelense para os acontecimentos… de que Jaradat morreu de um ataque cardíaco”, acrescentando que “há uma grande preocupação em Israel e nos territórios palestinos de que esta morte e os protestos pelos presos políticos nas prisões de Israel das últimas semanas levem a mais manifestações, levantes e choques”. Nicole ressaltou que “no momento é difícil saber se o clima se acalmará em poucos dias ou se estes protestos se intensificarão”.

Combatentes da Brigada de Mártires de Al Aqsa, braço armado do governante movimento Al Fatah, ao qual pertence o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, prometeu ontem vingar a morte de Jaradat. “Este crime horrível não ficará impune, e prometemos à ocupação sionista que daremos uma resposta”, diz a declaração à imprensa distribuída entre a multidão presente ao funeral, enquanto integrantes mascarados da Brigada disparavam para o alto com seus rifles de assalto.

Os palestinos realizam regularmente manifestações reclamando a liberdade de prisioneiros, especialmente de um grupo que realiza uma greve de fome, mas o clima ficou pior desde a morte de Jaradat. No dia 24, um palestino ficou ferido gravemente por munição de guerra disparada em Ramalah, e outros dois sofreram ferimentos em uma manifestação perto da prisão de Ofer, segundo fontes médicas.

O Ministro de Assuntos Penitenciários da Palestina, Issa Qaraqe, acusou Israel, no dia 24, de torturas mortais contra Jaradat, citando os resultados preliminares da autópsia. Segundo Qaraqe, a autópsia constatou marcas no torso, músculos danificados e costelas fraturadas no cadáver de Jaradat. Israel divulgou um registro semelhante da autópsia, mas disse que “as costelas fraturadas podem ser resultado dos esforços de ressuscitação”. Envolverde/IPS

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS