O primeiro trem rápido ligando Pequim a Cantão entrou em operação nesta quarta-feira pela manhã na linha de alta velocidade mais longa do mundo. Este é o sinal de uma nova etapa do desenvolvimento a todo vapor na rede ferroviária chinesa. A China marcou este início de operação para a data do nascimento da figura tutelar do país, Mao Tse Tung , nascido em 26 de dezembro de 1893.
O novo trem cobrirá os 2.298 quilômetros, entre Pequim e Cantão, o grande polo econômico do sul, em oito horas, algo como três vezes menos que a duração atual. A velocidade média será de 300 km/h e fará 35 paradas nas cidades mais importantes. Alguns trechos de alta velocidade já estavam em operação nesta linha (Zhengzhou – Wuhan – Cantão), mas faltava uma parte. A partida do primeiro trem foi transmitida ao vivo pela rede de Televisão Central Chinesa.
Início ruim
As primeiras ligações ferroviárias de alta velocidade na China datam somente de 2007. A seguir, o país construiu a maior rede do mundo: mais de 8.000 km no fim de 2010, um número que irá dobrar daqui até 2020. Entretanto, esse desenvolvimento em ritmo forçado tem sido marcado por escândalos de corrupção e de segurança insuficiente.
Uma colisão entre dois trens de alta velocidade em 23 de julho de 2011 fez 40 vítimas fatais e 200 feridos no leste da China e provocou um alvoroço no país. Após este acidente sobre um viaduto próximo a Wenzhou, as autoridades receberam muitas reclamações. As cenas repetidas em vídeo muitas vezes mostram escavadeiras empurrando os destroços de vagões para um buraco. Num outro filme amador os internautas garantem ter visto um ou dois corpos cairem no vazio, ao mesmo tempo em que se dá a queda de um vagão que tinha ficado suspenso no viaduto.
O inquérito oficial concluiu por “erros de concepção” nos equipamentos de sinalização e pela falta de cuidado das autoridades ferroviárias pelas quais 54 responsáveis foram punidos, incluindo um ex-ministro das ferrovias.
A inquietação permanece
Antes da abertura da nova linha de alta velocidade Pequim-Cantão, as autoridades asseguraram que tomaram todas as providências para aprimorar a manutenção e as inspeções da infraestrutura (vias, vagões e medidas de urgência em caso de problemas). “O sistema de medidas de urgência e todo tipo de preparativos foram estabelecidos para melhorar a capacidade de resposta” em caso de dificuldades informa um folheto do Ministério das Estradas de Ferro.
Ainda assim a inquietação permanece. O Global Times, um jornal próximo do Partido Comunista citou, nesta quarta-feira, um responsável do Ministério que reconhecia a persistência de problemas apesar dos esforços realizados. “Não podemos estar certos que será totalmente sem riscos no futuro. Sofremos muita pressão por parte do público”, declarou ao jornal Zhao Chunlei, chefe-adjunto do Ministério.
A linha estará operacional para os feriados do Ano Novo Lunar - em meados de fevereiro deste ano - durante a qual centenas de milhões de chineses atravessam todo o país, na maior migração anual do mundo
Tradução: Argemiro Pertence