Cultura cigana deve ser desmistificada

Pessoas sem moradia fixa, com roupas coloridas, portadoras de cultura e língua muito particulares, além de associados a vagabundos, desonestos e ladrões. Quem já não ouviu, quando criança, para tomar cuidado com os ciganos? Quantas vezes não se encontram nas histórias personagens de caráter duvidoso chamados de bandoleiros? 

Apesar de tudo isso, os ciganos não são lendas e constituem uma importante minoria étnica no país. Segundo a Pastoral dos Nômades, o número de ciganos no Brasil chega a 800 mil. Os primeiros grupos aportaram ainda na época colonial. Marginalizados tanto no imaginário da sociedade, quanto pelas políticas públicas, muitos foram forçados a se sedentarizar e participar da ordem vigente, mas alguns ainda mantêm as tradições, em especial na região central do país.


Segundo o ciganólogo (especialista no estudo do grupo étnico) e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) Rodrigo Corrêa Teixeira, dois diferentes grupos ciganos estão presentes no Brasil, "os Calon que migraram para o país, voluntária ou compulsoriamente, a partir do século XVI, e os Rom que, ao que tudo indica, migraram para o Brasil somente a partir de meados do Século XIX", explica.

Preservação da língua

Especialmente preocupado com o idioma da população cigana, o lingüista Fábio José Dantas de Melo se dedica ao estudo do grupo dos Calon, presente em Mambaí, no nordeste do estado de Goiás. Há pouco mais de 30 anos o grupo deixou de ser nômade e hoje já reúne duas mil pessoas, organizadas em 114 famílias.

"Foi um longo processo até convencê-los da importância de preservar a língua. Eles se sentiam ameaçados de terem seus códigos desvendados", conta Melo, lembrando que o preconceito por parte da sociedade faz com que os ciganos desconfiem e temam aqueles que não pertencem ao grupo.

"Não é permitido ensinar a língua aos gadjo (não-ciganos)", conta Melo, explicando que, justamente, a língua é uma maneira deles se manterem vivos, unidos e em constante contato com a cultura. Como é um idioma ágrafo (que não pode ser escrito), o dialeto é ensinado de pai para filho. "Muitos jovens já começaram a misturar as línguas. Pelo próprio processo de sedentarização, pela vontade de integração e mesmo por identificação com modismos da sociedade como um todo, os jovens estão perdendo o contato e a vontade de resgatar a própria língua", explica.

"É preciso incentivar o falante nativo o estudo da sua própria língua", diz Melo que desenvolve em parceria com o chefe do grupo Dálcio Alves da Silva, uma associação cultural que garante a preservação da história e costumes do grupo que vieram inicialmente da Índia e passaram pela Península Ibérica para chegar ao Brasil. "As pesquisas indicam que até 1900 eles apresentavam um nomadismo muito forte, mas com as perseguições governamentais e a dificuldade de se estabelecer, eles acabaram se sedentarizando", lembra.

Preconceito

Também não é à toa que eles se sintam perseguidos e coagidos, pois no imaginário brasileiro os ciganos são constantemente associados a ladrões, indecentes e vadios. Em seu trabalho, o pesquisador Rodrigo Teixeira buscou desmistificar essas compreensões. "Como os ciganos não tinham empregos tradicionais e eram nômades, passaram a ser considerados, inclusive pela legislação imperial brasileira, como vadios e tidos como impossíveis de integração", explica.

Sobre o mito de que os ciganos roubam crianças, Melo cita o estudo de Teixeira e explica que muitos grupos eram ligados às artes circenses e quando passavam pelas cidadelas, levando seus números de música, dança e mágica, acabavam seduzindo as crianças que decidiam seguir com eles. "As mães, ofendidas, falavam que as crianças tinham sido roubadas pelos ciganos. E a partir desta e outras acepções o imaginário contrário aos ciganos foi se formando", observa.

Cores, vestes e leis


Identificados pelo apreço à vestimenta, dentes de ouro, chapéus e botas de boiadeiro, os Calon, assim como os Rom, têm enorme estima pela família e são, diferentemente do que se prega, muito afeitos ao tradicionalismo. Segundo a pesquisa de Teixeira, embora as mulheres possam amamentar publicamente, estão absolutamente proibidas de mostrar acima das pernas. O sexo é basicamente voltado para a reprodução, o erotismo é bastante privado e a virgindade pré-marital é norma.

Como se organizam em pequenos núcleos, os ciganos, embora respondam à constituição nacional, têm leis muito próprias. "Porém não se sabe ao certo como são essas leis. Em casos especiais é chamado um Tribunal Cigano, expressamente proibido para os gadjos", conta Melo, indicando que nessas reuniões os anciões se encontram por vários dias até encontrar um veredicto. "Há toda uma etiqueta para se convocar um desses tribunais. É exigido de quem convoca que possa garantir alimentação e moradia para aqueles que vêm de longe para a reunião", explica.

Segundo Melo, o preconceito contra aqueles que estão menos inseridos politicamente sempre vai existir, mas ao compreender esses grupos, passa-se a vê-los como pares, vizinhos e cidadãos do país.
(Envolverde/Aprendiz)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS