Estou solicitando mais informações sobre como poderemos enviar adesões dos apoiadores neste documento.
Movimento Mulheres pela P@Z!
Liberem os corpos de vítimas palestinas e árabes nos cemitério Israelenses
Prezado Sr. Jakob KellenbergerPresidente da Cruz Vermelha Internacional
Sra. Navanethem Pillay
Alto Comissionado de Direitos Humanos
O governo israelense continua mantendo os corpos de centenas de palestinos e árabes vítimas da guerra em necrotérios, refrigeradores e valas comuns (conhecidas como "cemitérios de números"), delimitados como zonas militares e, por isso, inacessíveis. Em maio de 2008, um grupo de familiares de vítimas (em coordenação com a JLAC - Centro de Assistência Legal e Direitos Humanos de Jerusalém, e outras agências palestinas de direitos humanos) lançaram uma campanha intitulada "Campanha Nacional para a Recuperação de Corpos de Vítimas Palestinas e Árabes". A campanha tem como objetivo permitir que as famílias tenham conhecimento do paradeiro de seus entes queridos e possam honra-los adequadamente com enterros, de acordo com ritos religiosos e a dignidade humana básica.
Até hoje, 274 casos como este foram documentados nos Territórios Ocupados Palestinos. O retorno dos corpos ou sua remoção para túmulos apropriados e identificados é um direito inalienável dos mortos, como estipulado pelo Direito Humanitário Internacional e a Convenção de Genebra de 1949, especificamente os artigos 17, 120 e 130 das convenções c(1), c(3) e c (4), respectivamente.
Desde meados de 2008, as famílias dos mortos e desaparecidos começaram a enviar várias cartas a agências de defesa dos direitos humanos (incluindo o Comitê Internacional da Cruz Vermelha em Genebra) para chamar a atenção deles para esta questão humanitária e demandar sua intervenção urgente em pressionar e exigir que o governo de Israel libere imediatamente os corpos de seus entes queridos e/ou os informe sobre a situação atual dos desaparecidos. Infelizmente, essas famílias ainda aguardam respostas ou qualquer indicação das agências interessadas sobre o assunto.
Como uma organização criada para promover a proteção dos Direitos Humanos e como signatária desta carta, exortamos que vocês reforcem seu papel de monitorar a violação do governo de Israel às leis internacionais em relação ao caso desses corpos detidos de árabes e palestinos vítimas de guerra. Além disso, encorajamos que pressionem o governo de Israel a respeitar a dignidade desses mortos e o direitos das famílias de enterra-los; como prevê o direito internacional.
Esperamos receber uma resposta para nossas solicitações e obter resultados positivos com suas futuras intervenções.
Sinceramente