Preconceito com mulher "enfraquece sociedade"

Alta comissária de Direitos Humanos da ONU afirma que efeitos negativos da discriminação são agravados por conflitos e desastres; declaração marca Dia Internacional da Mulher neste domingo.

Uma mensagem das Nações Unidas afirma que a discriminação enraizada contra mulheres leva ao enfraquecimento da sociedade como um todo.


A declaração abre a mensagem da alta comissária de Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, emitida nesta sexta-feira para marcar o Dia Internacional da Mulher, neste 8 de março.

Autonomia

Para Pillay, conflitos e desastres acabam agravando os efeitos negativos do preconceito e de estruturas sociais falidas.

A alta comissária lembrou ainda que os direitos econômicos e sociais das mulheres são diminuídos em casos de crises. E que já há sinais de que os homens estariam mais seguros em seus postos de trabalho do que as mulheres por causa da crise financeira mundial.

Na mensagem, Pillay lembrou que igualdade de gênero não é luxo, mas sim uma obrigação econômica.

Prevenção

O tema da igualdade de oportunidades também está sendo debatido na Conferência sobre o Estatuto da Mulher, na sede da ONU, em Nova York.

Uma das participantes, a sub-secretária especial de Políticas para as Mulheres no Brasil, Lurdes Bandeira, disse à Rádio ONU que o país tem investido na autonomia feminina em todas as áreas incluindo a de saúde sexual.

Lurdes Bandeira afirmou que um dos programas de prevenção ao HIV/Aids conscientiza a mulher de que ela não só tem o poder, mas a obrigação de exigir o preservativo para se proteger de doenças. E que as mulheres não devem ter medo de negociar o uso com seus parceiros.

"Evidentemente que isso é um equívoco e que nem todas as pessoas se atualizaram em termos de uma negociação, de maior eqüidade e equilíbrio em que a prática da sexualidade é uma ação normal. É uma ação da condição emocional, biológica e psicólogica do homem e da mulher. E toda mulher tem a liberdade e o direito de exigir do seu companheiro utilizar o preservativo", afirmou.

Fracasso Financeiro

Para encerrar sua mensagem sobre o Dia Internacional da Mulher, a alta comissária de Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, disse que a maioria dos erros que levaram ao fracasso de instituições financeiras no ano passado foi cometida por homens.

Segundo ela, os homens precisarão da ajuda de mulheres competentes em todos os níveis para sair do problema.


(Envolverde/Rádio ONU)
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS