Desarmamento: Arsenal nuclear já não é um "mal necessário"

Nações Unidas, 05/08/2008 – Dsisaku Ikeda, presidente de uma das organizações pacifistas mais influentes do Japão, assegura que "para reviver e dar nova energia aos esforços em prol do desarmamento nuclear é preciso desafiar o conceito de que as armas atômicas são um mal necessário". A rede não-governamental Soka Gakkai Internacional, com sede em Tóquio e mais de 12 milhões de membro em 190 países, está intensificando os esforços para conseguir o objetivo de um mundo livre de armas nucleares. "Devemos lembrar às pessoas que, embora atualmente não estejam sendo usadas, essas armas representam um enorme custo de recursos monetários, tecnológicos e humanos que consomem para seu desenvolvimento e manutenção", disse Ikeda, que também, além de ativista pela paz também é filósofo budista.

A intensificação da campanha coincide com o aniversário do lançamento de duas bombas atômicas sobre o Japão pelos Estados Unidos. A primeira atingiu a cidade de Hiroxima no dia 6 de agosto de 1945, marcando o começo do fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Uma segunda bomba foi lançada sobre Nagasaki no dia 9 desse mesmo mês. O Japão se rendeu no dia 15. Um ano depois, 140 mil pessoas haviam morrido em conseqüência dessas explosões nucleares.

O Japão, em aliança com a Alemanha nazista e a Itália fascista, entrou na guerra em 1941, como correlato de sua política expansionista, que já o levara a invadir a China em 1937. O prefeito de Hiroxima, Tadatoshi Akiba, disse que essa cidade é uma peça-chave na campanha que busca eliminar as armas nucleares até 2020, da qual participa junto com o grupo "Prefeitos pela paz".

Em entrevista à IPS, Ikeda disse que os habitantes de Hiroxima e Nagasaki não deixaram de elevar suas vozes para lembrar ao mundo a ameaça que representam as armas nucleares.

IPS - Até que ponto o governo do Japão apóia esta campanha? Que impacto pode ter esta iniciativa sobre o desarmamento nuclear quanto todas as anteriores não tiveram sucesso?

Dsisaku Ikeda - A falta de vontade das potências nucleares é um ponto-chave que impede o desarmamento. Mas, ao mesmo tempo, creio que a falta de interesses, a inexistência de um sentido de urgência entre os cidadãos do mundo é outro fator fundamental. Acredito que esta campanha é fruto do poderoso e irrefreável sentido de responsabilidade que experimentam as vítimas dos bombardeios atômicos em relação às futuras gerações. Na cúpula de julho de Grupo dos Oito países mais poderosos foi emitida uma declaração fazendo referências específicas à necessidade de chegar ao desarmamento nuclear.

Foi o primeiro pronunciamento desse tipo do G-8 UE inclui Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Itália, Japão e Rússia. Como país anfitrião desse encontro, o Japão tem uma responsabilidade especial quanto ao desarmamento nuclear. Devemos reviver um estado de consciência, que nasce do senso comum, sobre a irracionalidade da opção pelas armas nucleares, e para conseguir isto é fundamental que os cidadãos comuns continuem expressando sua oposição através de instrumentos como esta campanha.

IPS - Qual é sua reação diante dos cépticos que dizem que o desarmamento é uma meta inalcançável, considerando que

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS