China e EUA chocam-se na ONU

Genebra, 26/03/2008 – Diplomatas ocidentais e representantes da sociedade civil introduziram, de maneira imprevista, a questão do Tibet nos debates mantidos nesta cidade suíça pelo Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas. Este organismo deve realizar uma sessão especial para examinar os episódios das últimas semanas no Tibet, afirmou Tenzin Samphel Kayta, em nome da organização não-governamental Sociedade para os Povos Ameaçados.

Kayata, que se apresentou à IPS como especialista em direitos humanos do Escritório do Dalai Lama, líder espiritual do Tibet, disse que o Conselho deverá tomar decisões para "deter os sistemáticos abusos infligidos às populações tibetanas". O Conselho de Direitos Humanos, máximo organismo da ONU especializado na matéria, permaneceu alheio aos incidentes desatados no Tibet desde que começou seu primeiro período de sessões deste ano, no último dia 4.

Alguns governos e ONGs que introduziram a questão do Tibet no debate aproveitaram que o Conselho examinaria, ontem, o acompanhamento e a aplicação das resoluções da conferência mundial da ONU sobre direitos humanos realizada em Viena em 1993. O debate mais acalorado da sessão do Conselho foi mantido pelo embaixador dos Estados Unidos, Warren W. Tichner, e o representante da China, Qian Bo.

Tichner expressou a preocupação profunda de Wasghinton e do povo norte-americano pelas "últimas semanas de violência, prisões e perdas de vidas" derivadas do que começou como protestos pacíficos em Lhasa, capital tibetana. Em sua réplica, Qian recomendou aos Estados Unidos refletirem sobre seus antecedentes de violações maciças de direitos humanos no Iraque e em outros países. Cabe perguntar que outro países no mundo violou tanto e de maneira tão flagrante os direitos humanos quanto os Estados Unidos, disse o diplomata chinês.

Patrizia Scanella, representante da Anistia Internacional junto aos órgãos da ONU em Genebra, lamentou, em declarações à IPS, que o Consleho não ofereça aos governos e à sociedade civil "um espaço para falar especialmente do Tibet". A exposição de Scanella, bem como as de outros oradores que se ocuparam da questão, foi interrompida pelo presidente do Conselho, o romeno Doru Romulus Costea, devido às moções de ordem apresentadas pela China e apoiadas por outros países.

A representante da Anistia disse à IPS que o Conselho deve analisar a situação dos direitos humanos na região autônoma do Tibet e nas províncias vizinhas onde também foram registrados incidentes. O órgão especializado da ONU deve pedir urgência às autoridades chinesas para que examinem as reivindicações tibetanas, entre elas a eliminação das restrições à prática de sua religião e das perseguições em razão do exercício das liberdades de expressão, associação e reunião, insistiu Scanella.

Por sua vez, Kayata afirmou que os mortos nas manifestações das últimas semanas somam 140, dos quais apenas 40 foram identificados. O assessor do Dalai Lama afirmou que um monge tibetano, de nome Thomkey, morreu de inanição devido ao bloqueio de alimentos e remédios que rege em volta dos monastérios dos arredores de Lhasa. O representante tibetano pediu ao Conselho que envie uma missão formada por especialistas independentes do organismo para que verifique a situação no Tibet.

Julie de Rivero, representante da organização não-governamental Human Rights Watch, também exigiu respeito absoluto pelas liberdades de expressão, reunião e associação dos grupos minoritários, "como garantem o direito chinês e o internacional". O governo da Suíça exortou a China a renunciar ao uso desmedido da força. No Tibet, como na China e em todo o mundo, os direitos civis, culturais, econômicos, políticos e sociais, que são inseparáveis, devem ser exercido por toda a população, disse a delegada suíça, Muriel Berset.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS