Uma variedade de produtos farmacêuticos, incluindo antibióticos, anticonvulsivos, antidepressivos e até mesmo hormônios, foram encontrados na água que abastece as casas de pelo menos 41 milhões de americanos, informa hoje a agência AP.
Os resíduos dos medicamentos foram encontrados em quantidades pequenas que não causam efeito imediato no homem, mas a presença das substâncias preocupa os cientistas em função dos danos que podem provocar à saúde.
Segundo os especialistas, o tratamento recebido pela água antes de chegar à torneira da população não consegue retirar os resíduos de remédios existentes.
Em uma investigação realizada em cinco meses, descobriu-se que as drogas detectadas atingem as 24 maiores áreas metropolitanas do país - do sul da Califórnia ao norte de Nova Jersey, passando por Detroit, Michigan, Louisville e Kentucky.
A AP informou que os fornecedores de água raramente divulgam os resultados de análise de laboratório, a não ser que sejam pressionados. O chefe de uma grande fornecedora da Califórnia afirmou que "o público não sabe interpretar essas informações, o que poderia causar um alarde indevido".
AP.