FMI prevê a pior queda em anos

Washington, 31/01/2008 – O Fundo Monetário Internacional reduziu novamente seu prognóstico de crescimento econômico mundial, e prepara más notícias para os países ricos e pobres. Porém, ontem evitou pronunciar a palavra mais temida: recessão. O planeta terá este ano seu pior rendimento em cinco anos, afirma o FMI em seu informe bianual Perspectivas da Economia Mundial. O alerta é conhecido dias depois que o diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, rompeu as tradições ao recomendar aos governos gastar mais para estimular a economia, mesmo ao custo de aumentarem seus déficits fiscais, algo antes considerado pecado capital pela instituição. 


De acordo com a previsão do Fundo, o crescimento econômico mundial diminuirá de 4,9% em 2007 para 4,1% este ano. Será o pior rendimento desde 2003, quando a produção aumentou 3,6%. Mas as coisas poderiam ser piores. “O balanço global de riscos ainda se inclina para baixo”, alertou o FMI. Em outubro, a instituição havia prevista crescimento2007 econômico de 4,4% para 2008. O Fundo atribuiu a mudança de suas previsões à crise originada nos empréstimos bancários de má qualidade nos Estados Unidos e em suas repercussões nos mercados financeiros.

Nesse sentido, reduziu o cálculo do crescimento da potência econômica mundial para 2007 de 2,6% para 1,5%, e o do ano que acaba de começar a apenas 0,8%. Outras economias saudáveis foram afetadas pelo caos nos mercados mundiais, disse o FMI. Os países emergentes terão melhor sorte, mas nenhum sairá ileso da crise. “A revisão responde, fundamentalmente, ao enfraquecimento das economias avançadas”, disse o economista-chefe do Fundo, Simon Johnson. “Se prevê, em geral, a manutenção do crescimento dos mercados emergentes, motor da economia mundial, mas neles também se espera uma queda para este ano”, afirmou.

China e Índia liderarão o crescimento da produção, graças, em grande parte, à forte demanda interna, segundo o Fundo. Os exportadores de produtos básicos também aproveitarão o alto preço da energia, os metais e os alimentos. Mas estes benefícios serão desiguais. “A inflação aumentou, em geral, nos mercados avançados e emergentes, pelo aumento de preços dos alimentos e da energia”, disse Johnson. “Nas economias avançadas, está previsto que a pressão inflacionaria ceda, cedo ou tarde, com a redução econômica, embora as preocupações sobre os efeitos sejam sérias. Em alguns mercados emergentes, a inflação continua sendo um grande problema”, acrescentou.

Os alimentos representam uma grande proporção do gasto dos consumidores nos países em desenvolvimento, os que, além disso, enfrentarão maiores riscos na medida em que o caos financeiro surgido nos Estados Unidos se espalhe por todo o planeta. “O principal risco é que a confusão financeira reduza a demanda interna nas economias avançadas e que uma diminuição maior derive em maiores excedentes” que se dirijam “aos mercados emergentes e aos países em desenvolvimento”, disse Johnson. “Os mercados emergentes que dependem do fluxo de capital serão afetados diretamente”, acrescentou. Há poucos meses o FMI cobrou contenção fiscal pelos Estados Unidos por outros países com grande déficit.
Mas, nos últimos anos aplaudiu a proposta do governo de George W. Bush: destinar US$ 150 bilhões ao estímulo econômico para abortar uma recessão. STrauss-Kahn chamou a atenção dos analistas financeiros na semana passada ao afirmar no Fórum Econômico Mundial reunido em Davos (Suíça) que a situação financeira do planeta é tão grave que uma redução de taxas de juros não serviria por si só “para conter a confusão. Não creio que possamos nos livrar da crise apenas com ferramentas monetárias. Uma nova política fiscal provavelmente seja a maneira mais adequada para responder à crise hoje”, afirmou.

“As palavras de Strauss-Kahn deixam de lado um tradicional consenso mundial segundo o qual é necessária a contenção fiscal para ajudar a reduzir os enormes desequilíbrios comerciais”, disse o jornal britânico The Financial Times. “Isto ocorre enquanto se espera que o FMI divulgue sua nova previsão econômica”, acrescentou, referindo-se ao informe divulgado ontem. O jornal citou o ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Larry Summers, para quem “esta é a primeira vez em 25 anos que o diretor-gerente do FMI chama por um aumento dos déficits fiscais. Vejo isto como o reconhecimento da gravidade da situação que enfrentamos”, acrescentou o ex-funcionário.

Enquanto isso, a Reserva Federal (banco central) dos Estados Unidos iniciou ontem uma reunião de dois dias, após a qual, segundo se prevê, será anunciado uma nova redução das taxas d juros, entre outras medidas de incentivo ao credito interno. (IPS/Envolverde)

Crédito de imagem: Sxchu

(Envolverde/ IPS)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS