A triste história das perversas políticas agrícolas da União Européia é bem conhecida

Comércio mundial: As potências emergentes rompem o equilíbrio 

Estocolmo, outubro/2007 – As negociações comerciais multilaterais da Rodada de Doha estão em grande parte na mesma situação em que se encontravam há um ano. As questões centrais que enfocam estas conversações em um ponto morto continuam sendo a redução dos subsídios agrícolas por parte dos países desenvolvidos e a redução das tarifas aduaneiras para as importações industriais nas nações em desenvolvimento. Alguns observadores afirmam que, depois de tudo, esta rodada comercial não é tão importante.


De todo modo, dizem, o comércio mundial está aumentando, o crescimento econômico é alto e as tarifas sobre bens industriais no mundo desenvolvido agora certamente são baixas. Mas a Rodada de Doha tem importância por duas razões. Primeiro porque quando as regras não são adequadas para novas circunstâncias o protecionismo toma novas formas. Em particular, os subsídios prejudiciais aos consumidores e contribuintes proliferam e se estendem a novos campos.

A triste história das perversas políticas agrícolas da União Européia é bem conhecida. Patrick Messerlin chegou à conclusão de que os subsídios que se supõem deveriam servir para preservar a cultura rural da França, na realidade, beneficiam as grandes indústrias de alimentos em lugar de chegar aos agricultores necessitados de ajuda. A competição protecionista está se estendendo para novos campos, com o etanol como o principal candidato.

O beneficio para o meio ambiente proporcionado pelos biocombustíveis é pequeno comparado com o custo dos subsídios que recebe, o que não pode surpreender devido ao interesse do lobby agrícola em elevar o preço dos grãos – e, portanto, aumentar o custo dos alimentos para o consumidor. Inclusive os serviços agora são parte do jogo. Estima-se que a superioridade dos Estados Unidos sobre a UE em produtividade no setor de serviços pode, basicamente, ser atribuída ao moderno sistema Wal Mart. Entretanto, isto se deve ao fato de Wal Mart ser subsidiado pelos Estados Unidos com mais de US$ 1,2 bilhão procedentes dos cofres públicos.

Em segundo lugar, há uma razão mais poderosa ainda para desejar que a Rodada de Doha tenha sucesso. Desde meados dos anos 90 ocorre uma espetacular mudança na estrutura do comércio mundial. Há séculos o grosso do comércio fluía para, desde e entre América do Norte e Europa. América Latina, África e Ásia eram, nesse sentido, regiões periféricas. Portanto, é totalmente novo que agora sejam registrados crucialmente importantes correntes comerciais Sul-Sul e Leste-Leste.

A ascensão da economia chinesa é, naturalmente, a mais importante, mas não o único fator determinante dessa mudança. Por exemplo, a China se transformou em pouco tempo no maior consumidor mundial de aço, carvão e cimento e no número dois em matéria de petróleo, depois dos Estados Unidos. De fato, durante as atuais negociações da Rodada de Doha, a reticência de alguns países em desenvolvimento em fixar tarifas aduaneiras mais baixas é causada mais pelo temor das importações competitivas procedentes da China do que das procedentes do Ocidente.

Devido ao rápido crescimento das potências econômicas emergentes, um fracasso da Rodada de Doha poderia debilitar e credibilidade e a fortaleza do sistema de normas do comércio multilateral. Neste sentido, a história tem algo a nos ensinar. No século XXI, a Alemanha cresceu como economia rival da Grã-Bretanha, com normas diferentes, com menos livre comércio e com uma intenção mais protecionista. Esta assimetria que implica relações desiguais foi um dos fatores que levaram à Primeira Guerra Mundial.

Nos anos 20, os Estados Unidos cresceram até se transformarem em uma economia internacional tão importante quanto a da Europa. Mas nos dois continentes foram seguidas políticas totalmente diferentes. Esta assimetria foi um dos fatores que impulsionou a depressão mundial de 1919 com atrozes repercussões sociais, políticas e militares. Um futuro com fortes e competitivas potências emergentes que adotem políticas e práticas econômicas assimétricas que levem a reações protecionistas em diferentes regiões pode, inclusive, ser mais devastador do que os exemplos que nos dá a história, em razão do caráter fortemente entrelaçado da economia globalizada.

No futuro, tal assimetria poderá gerar outros tipos de conflitos em função, por exemplo, da intensa competição que está ocorrendo em relação às matérias-primas e a energia. Todos estes fatores argumentam fortemente a favor de defender e desenvolver um sistema multilateral respeitado e baseado em normas comuns. Em síntese, o que se necessita é levar a Rodada de Doha da OMC a uma conclusão feliz. (IPS/Envolverde)


(*) Mats Hellström, ex-ministro de Comércio e Agricultura da Suécia e membro do Instituto Internacional para o Desenvolvimento Sustentável. (IISD).

(Envolverde/ IPS)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS