Rússia e China investem pesado em aviões de caça de última geração - Um mundo multipolar mais equilibrado é necessário construir
SUKHOI SU T-50 PAK - RÚSSIA
clique para ampliar
SUKHOI SU-35S - RÚSSIA
clique para ampliar
SUKHOI SU-30MKI - RÚSSIA
clique para ampliar
A NOVA GERAÇÃO DE CAÇAS CHINESES
E.M.Pinto
Colaborou Red Dragon, China
Informações China Defense
O desenvolvimendo de caças de nova geração na China já não é exclusividade da Chengdu Aircraft Industry Group (CAC), a Shenyang Aircraft Corporation (SAC) também possui projetos de caças de 4ª e 5ª gerações, o que acirrará uma disputa interna pela escolha do caça naval para a Marinha Chinesa, onde a SAC possui a experiência no desenvolvimento dos caças J-15.
clique para ampliar
O caça SAC J-15 será a base para o desenvolvimento da doutrina aeronaval chinesa baseada em grupos de ataque capitaneados por porta aviões. No futuro próximo estes caças operarão em conjunto com os modernos caças 5ªG que estão em desenvolvimento
Segundo analistas o projeto J 31 possui mais vantagens frente ao seu adversário em função da experiência do SAC no desenvolvimento do J-15 e do menor desafio tecnológico do programa J-31 frente ao J-20
A primeira geração de aviadores navais chineses voará um caça de 4ª geração o J 15, uma variante chinesa do J 11, versão nacional do Su 27/30 produzidos localmente pelo SAC.
Por muitos anos estes aviadores operarão estas aeronaves, porém, a partir de 2020 é muito provável que suas missões comecem a ser compartilhadas com a nova geração de caças chineses, sobre as asas dos projetos J-20 e J-31, aeronaves desenvolvidas pelos institutos, Chengdu Aircraft Industry Group e Shenyang Aircraft Corporation.
clique para ampliar
Ambas as aeronaves podem vir a ser desenvolvidas em suas versões navais baseadas em Porta Aviões. Para alguns analistas o J-20 Naval poderá ser o Caça de defesa da Frota e o J-31 a aeronave multifunção da da Marinha.
S segundo o China Defense, ambos os Institutos desenvolvem projetos de caças de 5ª geração para a Marinha e Força Aérea Chinesas, a concorrência ainda não foi aberta e poucos detalhes se sabe sobre ela.
O projeto mais ortodoxo é do SAC, o J-31, que possui segundo os analistas uma ligeira vantagem em relação ao seu adversário. Por se tratar de um programa bastante conservador o J-31 requer poucas ou quase nenhumas modificações.
Após revisão do projeto o SAC optou por uma alternativa mais conservadora no desenho da aeronave, o J 31 se assemelha em muito aos projetos F 22 e ao F35 americanos
Por sua vez, o Projeto do J-20 exige um esforço inúmeras vezes maior, a Marinha lançou como requisitos, uma aeronave com capacidades de furtividade, supercruzeiro, bem como, super manobrabilidade. A aeronave especifica, pode ser considerada um caça pesado (Hi).
Segundo os especialistas chineses, a carga paga do protótipo do J-20 é muito boa em relação ao seu tamanho.
O caça é de certa forma do tamanho do T-50 russo, e do F-22, porém, menor que Su-27.
A China trabalha agora arduamente para desenvolver os seus aviônicos, seus sistemas de ECM, radares, detectores e espera que em 6 ou 7 anos, altura quando o caça deve entrar em operação, sua aviônica embarcada esteja ao nível dos caças F-35 de hoje.
A dimensão do seu radar do J-20 será a maior entre todos os caças de 5ª Geração isto incluindo o F-22, F-35 e T-50.
O Projeto do CAC tornou-se um gigantesco desafio tecnológico, apesar da experiência chinesa em caças Delta Canard adquirida no J 10, o desenvolvimento de uma aeronave furtiva e com capacidade de supermanobrabilidade encontrava na sua geometria uma barreira difícil de ser vencida. A otimização de uma capacidade deperciava por consequência a outra. Entretanto, dando provas da sua capacidade o CAC conseguida este feito com memorável êxito, o J 20 é pouco menos furtivo que o seu rival ocidental F22.
Os aviônicos embarcados no projeto do J-31 serão ligeiramente inferiores aos do J-20, embora seja de se considerar que versões futuras possam compartilhar inúmeros sistemas.
clique para ampliar
Os novos caças chineses estão sendo desenvolvidos para enfrentar as mais terríveis ameaças a soberania da china, os seus rivais mundiais de quinta geração. A china necessita e agora investe no desenvolvimento da aviônica e radares.
Estes sistemas já foram escolhidos a partir de um processo de avaliação. Em termos de carga e design do J-31 é bem mais flexível. Numa concorrência iniciada em 2007 entre os dois institutos, foram apresentados dois modelos de caças, sendo eles o delta Canard do CAC que culminou no então J-20 (Black Eagle) e tri-wing (três asas) do SAC, que após inúmeras evoluções foi completamente modificado para o que hoje se conhece como o J 31, F-60 Gyrfalcon, ou Águia Falcão, curiosamente também chamado na China como J-19.
Os subsistemas do J-20 das primeiras versões já estão desenvolvidos e serão testados nos protótipos 03 e 04 segundo o CAC .Quando concluído, o J-20 será um caça muito mais avançado em termos de aviônicos que os atuais F 22. Dentre quatro quesitos para se considerar um caça de 5ª Geração, o J-20 superará o seu rival americano em pelo menos dois deles, sendo que no quesito furtividade o caça norte americano naturalmente o superará.
O J-20 foi concebido sobre uma nova filosofia em desenvolvimento, é destinado a cumprir a exigência de uma aeronave furtiva, enfatizando no poder de supermanobrabilidade e supercruzeiro, segundo Mr. Song (designer do projeto J-10).
clique para ampliar
O J-20 foi desenhado para ser uma aeronave de superioridade aérea, para tanto ele será equipado com sistema de turbo vetorização 3D que o garantirá a capacidade de supermanobrabilidade.
Os Chineses alegam que o desenvolvimento dos seus motores, mesmo que atinjam o nível dos americanos em termos de potencia e razão massa/empuxo, os J 20 serão ainda equipados com canards de modo a melhorar a sua manobrabilidade, além disso os motores WS-15 serão equipados com sistema de vetorização de empuxo (TVC) em 3D.
clique para ampliar
Apesar de não constar no seu projeto original, atualmente o programa J-31 avalia a possibilidade de instalação de sistemas TVC de modo a melhorar as sua capacidade de manobra garantindo-lhe melhor performance no combate aéreo.
Apenas para lembrar, os T-50 Russos terão igualmente sistemas TVC 3D. Somente os americanos manterão os sues TVC 2D. Cada um tem dos modelos têm seus prós e contras, e dependem muito do perfíl de utilização.
clique para ampliar
O J-20 embarcado pode no futuro substituir os atuais J-15 na função de caça de defesa da frota, este feito deve acontecer em meados da década de 30 deste século. até lá provavelmente ambos os caças serão empregados em conunto.
Uma curiosidade é que apesar de serem concorrentes nos programas navais, os projetos do J-31 e do J-20 serão ambos produzidos e utilizados em conjunto pelas forças armadas chinesas. Todos os novos caças de 5ª geração fazem parte da rede de combate aéreo futuro da China, e serão produzidos em larga escala.
clique para ampliar
Ambos os caças terão no seu arsenal as mais modernas armas atualmente em desenvolvimento na China, o salto tecnológico alcançado na China referente as armas, tem chamado a atenção do ocidente devido a velocidade com que vem acontecendo, na imagem, a concepção artística de uma SMDB Chinesa que será empregue pelos futuros caças 5G chineses.
Originalmente, o J 31 não foi planejado para receber um TVC em seu projeto, mas agora o plano mudou e o caça receberá um sistema de vetorização, ainda indefinido, não se sabe se será 2 ou 3D como o J-20.
Alegações sobre a capacidade de ataque naval do J-20 são refutáveis, inúmeros especialistas o apontavam como um caça bombardeiro ou mesmo um bombardeiro puro, esta hipótese é equivocada, o caça foi projetado e nasceu para ser um caça de superioridade aérea. Para tanto transportar mísseis anti-navio é improvável e desnecessário. O caça será armado sim com pelo menos 6 mísseis ar-ar de médio alcance e dois de curto alcance.
Clique nas imagens para ver imagens reais dos caças J-20 e J-31 em voo, e em maior resolução
Por sua vez o J 31, foi desenvolvido para ser um caça multifunção, capaz de realizar qualquer operação sobre quaisquer condições ambientais. Ao que tudo indica as aeronaves se completam e não se sobrepõe como tem sido afirmado pelos especialistas ocidentais, que ainda nutrem ressalvas as capacidades chinesas de desenvolverem seus sistemas de armas e doutrinas operacionais específicas e diferentes das ocidentais.
As alegações sobre a provável utilização do J 20 como Bombardeiro são refutadas pelo China Defense, segundo eles o J 20 foi concebido para ser um caça de superioridade aérea, na imagem o J 20 exibe o seu paiol interno equipado com mísseis ar-ar.
Ambos os Bomb bay dos caças J-20 e J-31 são maiores que os do F-22 Raptor, são capazes de acomodar internamente mais armas que o seu rival americano.
Apesar disso, o J-31 poderá operar externamente suas armas em pontos duros distribuídos pela fuselagem e asas.
Porém, esta escolha recairá às missões onde a furtividade poderá ser preterida em função do aumento de poder de fogo, esta opção torna a aeronave mais facilmente detectada.
Por sua vez, o J 20 a princípio só operará armas internamente, sem ser denunciado pelo aumento do RCS esperado para o J 31 nestas missões.
Ambos os caças foram concebidos para operarem armas de nova geração, guiadas por satélite, laser, TV, Radar e Infra vermelho.
Bombas de pequeno diâmetro e mísseis de novas gerações fazem parte dos arsenais de ambas as aeronaves, entretanto, mísseis de ataque naval só serão operados pelo J-31, estas armas podem ser alocadas externamente, nos seus pontos duros sobre as asas.
A china está passando por uma transformação, uma verdadeira reconstrução dos seus sistemas militares