Uma lição sobre o Bem e o Mal de Líderes civis e militares ocidentais
Quem no mundo é Barack Obama afirmando que "Nenhum Deus" permitiria que o Estado Islâmico de existir e abate o que considera ser os não-crentes? Sua declaração segue a mesma linha da transgressão cometida por Bill Clinton e George W. Bush, em seus apelos funestas para Deus e de Cristo, mesmo quando aprovado e presidida operações que levam à tortura, estupro, assassinato eo ferimento de grandes áreas dahumanidade. E esse pecado vanity-- a pretensão de conhecer a vontade de Deus, é precisamente o pecado que califa do Estado Islâmico, a Casa de Saud, o Vaticano, a Igreja da Inglaterra e todos os tipos de seitas religiosas adorando Profetas / Deuses da parte do Senhor para fazerZoroastro a cada dia em nome de "bom".
Voltemo-nos para o autor russo de Vida e Destino, Vasily Grossman, para uma aula sobre o bem eo mal como os líderes civis e militares do século 21 apelo mundo ocidental a seus deuses para punir o sofrimento, a censura, a tortura, o assassinato ea criação de gulags grandes e pequenos.
"Poucas pessoas tentam definir" bom "que é" bom "" Bom "para quem Existe um bem comum -.?? Os mesmos para todas as pessoas, todas as tribos, todas as condições de vida ou o meu bom o seu mal? é o que é bom para o meu povo do mal para o seu povo é bom eterna e constante ou é bom quando as abordagens atuais de ontem bom vício de hoje, de mal ontem Juízo Final, e não só os filósofos e pregadores, mas todossobre a terra -?? letrados e iletrados -.? vai refletir sobre a natureza do bem e do mal As pessoas têm avançado ao longo dos milênios, em seu conceito de bom é este conceito algo que é comum a todas as pessoas - os gregos e os judeus - como o Apóstolo supõe a todas as classes, nações e Estados? ? mesmo a todos os animais, árvores e musgos -? como Buda e seus discípulos reivindicou o mesmo Buda, que teve denegar a vida, a fim de vestir-lo em bondade e amor.
A visão cristã, cinco séculos depois de Budismo, restringiu o mundo dos vivos para o que é o conceito de boa aplicável. Nem todos os seres vivos- somente os seres humanos. O bom dos primeiros cristãos, que tinham abraçado toda a humanidade, por sua vez, deu lugar a uma boapuramente cristã; o bem dos muçulmanos era agora diferente. Séculos se passaram eo bom do cristianismo dividido em bens distintos do catolicismo, o protestantismo ea ortodoxia. E a boa da Ortodoxia deu à luz os bens distintos das antigas e novas crenças. Ao mesmo tempo,havia o bem dos pobres e para o bem dos ricos. E os bens dos brancos, os negros e as raças amarelas ... Mais e mais produtos veio a ser,correspondente a cada seita, raça e classe. Todo mundo fora de um círculo mágico especial foi excluído.
As pessoas começaram a perceber o quanto sangue havia sido derramado em nome de uma boa duvidoso mesquinho, em nome da luta deste bem mesquinha contra o que acredita ser o mal. Às vezes, o próprio conceito de bom tornou-se um flagelo, um mal maior do que o próprio mal.Boa desse tipo é uma simples casca de que o kernel do sagrado que foi perdido. Quem pode recuperar o kernel perdido?
Mas o que é bom? Costumava-se dizer que é um pensamento e uma ação relacionada, que levam à maior força ou triunfo da humanidade - ou de uma família, nação, Estado, classe, ou fé. Pessoas que lutam por seu bem particular sempre tentar vestir-se como um bem universal. Eles dizem:meus bons coincide com o bem universal; meu bem é essencial não só para mim, mas para todos; para alcançar o meu bem, eu servir o bemuniversal. E assim o bem de uma seita, classe, nação ou Estado assume uma universalidade ilusória, a fim de justificar a sua luta contra um malaparente..
Mesmo Herodes não derramar sangue em nome do mal; Ele derramou sangue em nome de seu bem particular. Uma nova força havia de vir ao mundo, uma força que ameaçava destruir a ele e sua família, para destruir os seus amigos e os seus favoritos, seu reino e seus exércitos. Mas não foi o mal que havia nascido; que era o cristianismo. A humanidade nunca antes tinha ouvido tais palavras: "Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo que julgais, sereis julgados, e com o que vos mete medida, deverá ser medido com você de novo ... Mas eu vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que despitefully usá-lo, e vos perseguem ... Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles:. pois esta é a lei e os profetas "
E o que essa doutrina de paz e amor trazer para a humanidade? Iconoclasticism bizantina; as torturas da Inquisição; as lutas contra a heresia emFrança, Itália, Flandres e Alemanha; o conflito entre o protestantismo eo catolicismo; as intrigas das ordens monásticas; o conflito entre Nikon eAvvakum; o jugo opressivo que se encontrava há séculos sobre a ciência ea liberdade; os cristãos que dizimou a população pagã da Tasmânia;os canalhas que queimaram aldeias inteiras negros na África. Esta doutrina causou mais sofrimento do que todos os crimes de as pessoas que fizeram o mal para seu próprio bem ...
Em grandes corações a crueldade da vida dá à luz o bem; Eles, então, procurar levar esta boa de volta à vida, na esperança de tornar a vida em si acordo com a sua imagem interior do bem. Mas a vida não muda nunca estar de acordo com uma imagem de bom; em vez disso, é a imagem de bom que afunda na lama da vida - a perder sua universalidade, para dividir em pedaços e ser explorado pelas necessidades do dia. As pessoas estão erradas a ver a vida como uma luta entre o bem eo mal. Aqueles que mais deseja para o bem da humanidade não são capazes dediminuir o mal, nem um jota. Grandes idéias são necessárias, a fim de cavar novos canais, para remover pedras, para derrubar falésias e caiuflorestas; sonhos de bem universal são necessárias a fim de que muitas águas devem fluir em harmonia ... Sim, se o mar era capaz de pensar, então cada tempestade faria suas águas sonho de felicidade. Cada onda que quebra contra o penhasco acreditaria estava morrendo para o bemdo mar; Jamais ocorreria a ele que, como milhares de ondas de antes e depois, que tinha apenas sido posto em prática pelo vento.
Muitos livros foram escritos sobre a natureza do bem e do mal ea luta entre eles ... Há uma tristeza profunda e inegável em tudo isso: sempre quever o amanhecer de um bem eterno que nunca será vencido pelo mal - um mal que é em si eterna, mas nunca terá sucesso na superação bom -sempre que vemos esta madrugada, o sangue de pessoas idosas e crianças é sempre derramado. Não só os homens, mas até mesmo o próprio Deus é impotente para diminuir esse mal. "Em Ramá se ouviu uma voz, lamentação, choro e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, e não querendo ser consolada, porque eles não são." O que faz uma mulher que perdeu seus filhos se preocupam com definições de um filósofo do bem e do mal? Mas e se a própria vida é o mal?
Eu vi a força inabalável da idéia de bem social que nasceu no meu próprio país. Eu vi essa luta durante o período de coletivização geral enovamente em 1937, vi pessoas sendo aniquilada em nome de uma idéia de bom tão bom e humano como o ideal do cristianismo. Vi aldeias inteiras morrendo de fome; Vi crianças camponesas morrendo nas neves da Sibéria; Eu vi os trens com destino a Sibéria com centenas e milhares de homens e mulheres de Moscou, Leningrado e de cada cidade na Rússia - homens e mulheres que tinham sido declarados inimigos de uma grande e brilhante idéia de bem social. Esta idéia era algo bom e nobre - ainda matou alguns sem misericórdia, aleijados a vida dos outros, e as mulheres separadas dos maridos e as crianças dos pais.
Agora, o horror do fascismo alemão surgiu. O ar está cheio de gemidos e gritos dos condenados. O céu tornou-se negro; o sol tenha sido extintapela fumaça dos fornos a gás. E mesmo estes crimes, crimes nunca antes visto no Universo - mesmo pelo homem na Terra - foram cometidos em nome do bem. Uma vez, quando eu vivia nas florestas do norte, eu pensei que o bom era para ser encontrado nem no homem, nem no mundopredatória de animais e insetos, mas no reino silencioso das árvores. Longe disso! Eu vi o movimento lento da floresta, o caminho traiçoeiro quelutaram contra a grama e arbustos para cada centímetro de solo ... Primeiro, bilhões de sementes de voar através do ar e começam a brotar, destruindo a grama e arbustos. Então milhões de brotos vitoriosos a guerra um contra o outro. E é só os sobreviventes que entram em uma aliança de iguais para formar o dossel contínuo do jovem floresta estacional decidual. Sob essa copa os abetos e faias congelar até a morte no crepúsculo de servidão penal.
Com o tempo, as árvores de folha caduca tornar-se decrépito; em seguida, os abetos vermelhos pesados irrompeu a luz abaixo de sua copa,executando os amieiros e as faias. Esta é a vida da floresta - uma luta constante de tudo contra tudo. Somente a conceber cego do reino deárvores e grama como o mundo do bem ... É que a vida em si é o mal? Bom se encontra nem nos sermões de mestres e profetas religiosos, nemnos ensinamentos de sociólogos e líderes populares, nem nos sistemas éticos de filósofos ... e mesmo assim as pessoas comuns ter amor em seus corações, são naturalmente cheio de amor e pena para qualquer coisa viva. No final de um dia de trabalho eles preferem o calor da lareira para uma fogueira em praça pública.
Sim, assim como este terrível Boa com um capital 'G', há toda bondade humana dia. A bondade de uma velha carregando um pedaço de pão a um prisioneiro, a bondade de um soldado permitindo um inimigo ferido para beber da sua água-garrafa, a bondade da juventude para a idade, a bondade de um camponês escondendo um velho judeu em sua loft. A bondade de um guarda prisional que arrisca sua própria liberdade de passar cartas escritas por um prisioneiro não seus companheiros ideológicos, mas a sua esposa e mãe.
A bondade privada de um indivíduo para outro; , uma gentileza impensado mesquinho; uma bondade sem testemunhas. Algo que poderíamos chamar de bondade sem sentido. A bondade fora de qualquer sistema de bem-estar social ou religiosa.
Mas se pensarmos sobre isso, percebemos que este, sem sentido, bondade incidental privada é na verdade eterna. Estende-se a todos os seres vivos, mesmo a um rato, mesmo a um ramo torto que um homem endireita quando ele passa.
Mesmo nos momentos mais terríveis, por meio de todos os atos loucos realizadas em nome da Universal Boa ea glória dos Estados, momentos em que as pessoas eram atiradas sobre como ramos ao vento, enchimento de valas e barrancos como pedras em uma avalanche - mesmo assimeste sentido, bondade patético permaneceram espalhadas por toda a vida como átomos de rádio.
Alguns alemães chegaram a uma aldeia para vingar pelo assassinato de dois soldados. As mulheres foram obrigados a sair de suas cabanas à noite e começou a cavar um buraco na borda da floresta. Havia uma mulher de meia-idade que tinha vários soldados aquartelados em sua cabana. Seu marido tinha sido levado para a delegacia de polícia juntamente com outros vinte camponeses. Ela não conseguiu dormir até de manhã: os alemães encontraram uma cesta de cebolas e um pote de mel na adega; acenderam o fogão, fez-se omeletes e bebeu vodka. O mais velho, então jogou a gaita enquanto o resto deles cantaram e tempo de bater com os pés. Eles nem sequer olhar para a sua senhoria - elapoderia muito bem ter sido um gato. Quando ele cresceu luz, eles começaram a verificar as suas metralhadoras; o mais velho deles puxou o gatilho por engano e deu um tiro no estômago. Todo mundo começou a gritar e correndo. De alguma forma, os alemães conseguiram enfaixar o homem ferido e deitá-lo na cama. Em seguida, eles foram chamados para fora. Eles assinaram com a mulher para cuidar do homem ferido. A mulher pensou como seria simples para estrangulá-lo. Lá estava ele, resmungando longe, os olhos fechados, chorando, sugando seus lábios ...De repente, ele abriu os olhos e disse, em clara russo: '. Água, Mãe' "Dane-se", disse a mulher. 'O que devo fazer é estrangular você. Em vez disso, deu-lhe um pouco de água. Ele agarrou-a pela mão e assinado com ela para ajudá-lo a sentar-se: ele não conseguia respirar por causa dosangramento. Ela puxou-o para cima e ele apertou os braços em volta do pescoço. De repente, houve uma salva de tiros de fora ea mulhercomeçou a tremer.
Depois ela disse às pessoas o que ela tinha feito. Ninguém conseguia entender; nem ela conseguia explicar a si mesma. Esta bondade sem sentido é condenado na fábula sobre o peregrino que aqueceu uma cobra no seu seio. É a bondade que se compadece de uma tarântula que tenha mordido uma criança. Um louco, cego, bondade. As pessoas gostam de olhar em histórias e fábulas para exemplos do perigo dessabondade sem sentido. Mas não se deve ter medo dele. Poderíamos muito bem ter medo de um peixe de água doce realizado por acaso no oceano salgado. O dano ao longo do tempo ocasionou uma sociedade, classe, raça ou Estado por esta bondade absurda desaparece na luz queemana daqueles que são dotados com ele.
Esta bondade, esse carinho estúpido, é o que é mais verdadeiramente humano em um ser humano. É o que define o homem à parte, a maior conquista de sua alma. Não, ele diz, a vida não é mau! Esta bondade é tanto sem sentido e sem palavras. É instintivo, cego. Quando o cristianismo vestido que nos ensinamentos dos Padres da Igreja, começou a desvanecer-se; seu núcleo tornou-se uma casca. Resta potentesomente enquanto ele estiver mudo e sem sentido, escondido na escuridão viva do coração humano - antes que se torne uma ferramenta ou mercadoria nas mãos de pregadores, antes de seu minério bruto é forjada nas moedas douradas de santidade. É tão simples como a própria vida. Mesmo os ensinamentos de Jesus privou de sua força. Mas, como eu perdi a fé na boa, eu comecei a perder a fé, mesmo em bondade.Parecia tão bonita e impotente como o orvalho. O uso foi se não fosse contagioso?
Como se pode fazer um poder dele sem perdê-la, sem transformá-lo em uma casca como a Igreja fez? A bondade é poderosa apenas enquanto ele é impotente. Se o homem tenta dar-lhe o poder, ele escurece, desaparece, perde-se, desaparece. Hoje posso ver o verdadeiro poder do mal.Os céus estão vazios. O homem está só na Terra. Como pode a chama do mal ser posto para fora? Com pequenas gotas de orvalho de vida, com a bondade humana? Não, nem mesmo as águas de todas as nuvens e mares pode extinguir a chama - e muito menos um punhado deorvalho reunidos gota a gota, a partir do momento dos Evangelhos para o ferro presente ... Sim, depois desesperada de encontrar bom nem em Deus ou na Natureza, comecei a desesperar mesmo de bondade. Mas quanto mais eu vi a escuridão do fascismo, mais claramente eu percebi que as qualidades humanas persistir mesmo à beira da sepultura, até mesmo na porta da câmara de gás.
Minha fé foi temperada no Inferno. Minha fé emergiu das chamas do crematório, a partir do concreto da câmara de gás. Eu vi que ele não é o homem que é impotente na luta contra o mal, mas o poder do mal que é impotente na luta contra o homem. A impotência de bondade, degenerosidade sem sentido, é o segredo da sua imortalidade. Ela nunca pode ser conquistado. O mais estúpido, mais sem sentido, mais indefesoque possa parecer, o mais vasto que é. O mal é impotente diante dela. Os profetas, professores religiosos, reformistas, líderes sociais e políticossão impotentes diante dela. Este amor mudo, cego é o significado do homem. A história da humanidade não é a batalha do bem lutando paravencer o mal. É uma batalha travada por um grande mal lutando para esmagar uma pequena semente da bondade humana. Mas se o que é humano em seres humanos não foi destruído até agora, então o mal nunca vai vencer. "
John Stanton pode ser alcançado em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.