Os grupos armados que lutam contra o governo do presidente sírio, Bashar al-Assad recebeu o segundo lote de mísseis antitanque fabricados nos EUA.
De acordo com a agência de notícias Al-Hadathnews, mísseis antitanque modelo 'TOW', enviado dos Estados Unidos, foram entregues aos homens armados na região de Al-Qalamun, localizado ao norte da capital, Damasco.
Segundo o relatório, gangues armadas estão recebendo treinamento para usar tais armas durante confrontos com o exército sírio.
Em abril passado foram difundidas imagens na internet em que os membros do grupo terrorista Al-Hazm aparecem, usando mísseis antitanque doados pelos Estados Unidos.
Durante o mesmo mês, a página Web israelense “Debkafile’' revelou que o Departamento de Defesa dos EUA equipou dois grupos armados que operam na Síria com armas de alta potência, incluindo mísseis antitanque BGM-71 TOW.
Em maio deste ano, Washington anunciou sua decisão de conceder aos escritórios da Syrian National Coalition autoproclamado (CNS), no país o estatuto da missão diplomática estrangeira, e a concessão de um adicional de 27 milhões de dólares americanos para "melhorar as capacidades logísticas" de grupos armados na Síria.
Agora no final de junho, o presidente dos EUA, Barack Obama, pediu ao Congresso de seu país para aprovar um orçamento de 500 milhões de dólares, para treinar e equipar a oposição armada na Síria por suas ações terroristas que buscam derrubar o governo em Damasco.
- Valter Xéu