ONU espera apoio à convenção sobre direitos dos deficientes

Nações Unidas, 25/09/2007 – Funcionários da Organização das Nações Unidas e ode organizações da sociedade civil esperam que a Convenção sobre Direitos de Pessoas com Deficiências entre em vigor esta semana, por ocasião do novo período de sessões da Assembléia Geral. Os 650 milhões de deficientes, mais de 10% da população mundial, são a maior minoria do mundo, e este número aumenta constantemente com o crescimento da população, os progressos médicos e o processo de envelhecimento. Estas constatações, divulgadas pela Organização Mundial da saúde, tornam ainda mais urgente que a Convenção ganhe força legal.


Para isso é necessário que os parlamentos de pelo menos 20 países signatários desse documento o ratifiquem, o que costuma ser um processo longo e complexo. Até agora obteve-se a ratificação de apenas seis países: Croácia, Cuba, Hungria, Jamaica, Panamá e Namíbia. Hoje, quando a ONU lançar uma campanha para colher novas assinaturas e ratificações para este tratado, será "uma grande oportunidade para que os países expressem seu compromisso com a Convenção e com as pessoas com deficiências", disse à IPS Thomas Schindlmayr, da Secretaria para a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências. "É uma convenção cujo momento chegou, e espero que receba um grande apoio", acrescentou.

Até agora, 102 países assinaram o tratado, que detalha a aplicação de princípios de direitos humanos especificamente aos deficientes e identifica áreas em que a proteção destes direitos deve ser reforçada. Cinqüenta e nove Estados já assinaram o Protocolo Opcional, que permite aos indivíduos apresentar petições junto ao novo Comitê sobre os Direitos de Pessoas com Deficiências, formado por 18 membros, em relação às violações da convenção depois de esgotadas todas as formas de apelação. São necessárias 10 ratificações para o protocolo entrar em vigor.

"Os membros da comunidade de deficientes tiveram um papel significativo na redação desta convenção", disse Shantha Rau, da Rehabilitation International, rede global que trabalhou com organizações de deficientes. Isto poderia estabelecer um novo padrão para a cooperação entre governos, a ONU e a sociedade civil no impulso de tais processos, acrescentou à IPS. "Foi um processo de negociação sem precedentes, já que nunca antes tantas organizações não-governamentais puderam participar e dar suas opiniões", disse Vittoria Beria, da Secretaria da ONU para a Convenção sobre os Direitos de Pessoas com Deficiências.

Jorge Ballestero, vice-presidente do comitê especial que por quatro anos redigiu a convenção antes que fosse adotada pela Assembléia Geral em 13 de dezembro de 2006, disse que o tratado ajudará a mudar a maneira como as pessoas vêem as deficiências. "Antes desta convenção, a deficiência comumente era considerada uma enfermidade, mas agora nos damos conta de que he uma interação entre certa condição e a sociedade", afirmou. "A sociedade deve ajudar a eliminar as deficiências através da acessibilidade, da não-discriminação e da proteção e implementação dos mesmos direitos para todos", acrescentou.

Os oito princípios-guia da convenção são dignidade; autonomia individual; não-discriminação; participação plena e efetiva e a inclusão na sociedade; igualdade de oportunidades; acessibilidade; igualdade entre homens e mulheres e respeito pelas deficiências em evolução das crianças com deficiências. Tina Minkowitz, co-presidente da Rede Mundial de Usuários e Sobreviventes da Psiquiatria, que teve um importante papel na elaboração da convenção, vê o artigo 12 como um dos aspectos-chave do texto, já que este trata dos direitos legais das pessoas com deficiência.

"As pessoas que são colocadas sob custódia comparam isto à uma morte civil, já que não podem tomar decisões básicas por si mesmas. Não podem votar, casar ou assinar contratos. Os governos têm de reconhecer que as pessoas com deficiências têm capacidade legal sobre uma base igualitária com relação aos outros em todos os aspectos da vida", explicou Minkowitz à IPS. Esta ativista reconheceu que os países enfrentarão desafios na implementação deste artigo, e espera que alguns criem as inovações legais necessárias para garantir os plenos direitos à autodeterminação para as pessoas com deficiências.

Para controlar este processo, uma Conferência de Estados Parte se reunirá a cada dois anos em Nova Yorque. Elegera os membros do Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências, que serão assistidos pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, com sede em Genebra. Para organizações com a Rehabilitation International, o processo de assinatura e ratificação é um começo promissor, mas há muito mais por fazer.

"Enquanto agora o foco está posto na assinatura e ratificação, a organização e outros membros da comunidade que trabalha com deficientes estão começando a examinar como implementar realmente os objetivos da convenção, centrando-se em como tornar acessíveis as comunidades, como tornar inclusivas as escolas e como estabelecer programas concretos, planos de ação nacional e políticas efetivas", disse Rau à IPS.

(Envolverde/ IPS)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS