O grupo de ciberativistas Anonymous, em nível mundial, incluindo militantes pró-islâmicos, uniram forças para realizar, nesta terça-feira, uma operação em grande escala contra os EUA, sob o nome de #OpUSA. O anúncio foi feito pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA, que prevê uma operação com o objetivo de atacar alvos cibernéticos em sites de alto perfil, com as agências do governo norte-americano, bancos e empresas estratégicas. Segundo anunciou o grupo Anonymous, o objetivo principal será “apagar estes sites do mapa cibernético”, argumentando que seus ataques respondem às injustiças sociais e políticas cometidas por instituições governamentais e privadas dos EUA, ao redor do mundo.
“Anonymous vai fazer deste 07 de maio um dia para se recordar. Neste dia, Anonymous começará a primeira fase da “operação EUA”, afirma o comunicado do grupo de ativistas. Os Estados Unidos, acusam, cometeu vários crimes de guerra no Iraque, Afeganistão, Paquistão e, recentemente, tem cometido crimes de guerra em seu próprio país “, afirmaram os hacktivistas no site Pastebin.com. no final de abril.
De acordo com o Departamento de Segurança Interna norte-americano, o mais perigoso desta operação é que participam dela os hackers pró-islâmicos”. De acordo com o boletim, os ataques são promovidos pelos moderadores de sites e fóruns que acolhem os materiais produzidos pela Al-Qaeda e outros grupos extremistas islâmicos.
Esta cooperação pode “indicar uma tendência emergente de hackers criminosos do Oriente Médio e do Norte da África que passam a colaborar com os outros, independentemente de sua motivação“, diz o boletim
- Redação, com RT - de Washington