STOCK V8 – TARSO MARQUES VENCE DE PONTA A PONTA A 3ª ETAPA EM CAMPO GRANDE

Foto:Reunion Press
tarsopodio_47121_web_.jpgReunion Press/Campo Grande – O paranaense Tarso Marques, da equipe Terra Racing, conquistou neste domingo (dia 3) sua primeira vitória na temporada 2007 da Copa Nextel Stock Car, a segunda na categoria desde que estreou no ano passado. O piloto, que nunca havia corrido antes no circuito Orlando Moura, em Campo Grande (MS), largou na pole e liderou de ponta a ponta a 3ª etapa.

Tarso venceu com 11s974 de vantagem para o segundo colocado, o paulista Thiago Camilo, que se tornou o novo líder do campeonato, com 40 pontos. Marcos Gomes completou o pódio, chegando em terceiro lugar.

A festa da equipe Terra Racing só não foi maior em virtude do toque que o paulista Felipe Maluhy levou de Pedro Gomes no início da corrida. Maluhy perdeu algumas voltas tentando sair da brita, mas voltou para a pista e encerrou a prova na 27ª colocação. Pela atitude antidesportiva, Gomes recebeu bandeira preta e foi excluído da etapa.

Fora das confusões, Tarso Marques disse ao final da prova que se engana quem pensa que ele teve vida fácil no circuito sul-mato-grossense. “O começo da prova foi muito difícil. O Thiago (Camilo) estava muito rápido e acredito que vinha sofrendo bastante pressão do Marcos (Gomes). Meu carro estava um pouco lento e eu quase escapei, porque ele estava saindo bastante de traseira”, contou o paranaense.

“Mas a partir da segunda metade da corrida, o carro foi perfeito. Estávamos fortes e consistentes”, lembrou. “De ontem para hoje, mudamos bastante o carro e felizmente seguimos o caminho certo. Foi um dia perfeito para a equipe. Eles fizeram um grande trabalho”, agradeceu o piloto.

“Para mim, era muito importante marcar pontos, porque eu zerei nas duas primeiras corridas e meu objetivo é estar entre os 10 para chegar ao Playoff e brigar pelo título. Esses 25 pontos foram preciosos”.

Já o companheiro Felipe Maluhy terminou a prova inconformado com o toque que levou. “Ele (Pedro Gomes) me tirou da pista descaradamente e acabou com o meu final de semana”, lamentou o paulista. “A punição durante a prova é o mínimo que pode acontecer. Na minha opinião, ele deveria sofrer algo mais severo na próxima etapa, talvez perder 10 posições no grid. Ter sido excluído só dessa prova acaba não saindo tão caro para quem teve uma atitude como esta”, frisou.

A 4ª etapa da Copa Nextel Stock Car será realizada dia 17 de junho, em Interlagos (SP). “Vamos para a próxima corrida pensando no campeonato. Falar em vitória novamente é muito difícil, porque a categoria tem 30 pilotos com chances de ganhar, mas espero estar bastante competitivo”, completou Tarso.

Maluhy, que foi segundo colocado em São Paulo na abertura do campeonato, também torce por um final de semana melhor. “Tivemos um bom carro na 1ª etapa em Interlagos. Vamos trabalhar para brigar entre os primeiros”, finalizou.

Tarso e Maluhy dividem agora a sexta posição no campeonato, ambos com 25 pontos.

Os melhores em Campo Grande:

1º) Tarso Marques (Mitsubishi Lancer, PR), 29 voltas em 47min39s124 (média de 125.35 km/h)
2º) Thiago Camilo (Chevrolet Astra, SP), a 11s974
3º) Marcos Gomes (Chevrolet Astra, SP), a 12s047
4º) Cacá Bueno (Mitsubishi Lancer, RJ), a 13s364
5º) Ingo Hoffmann (Mitsubishi Lancer, SP), a 24s410
6º) Ricardo Mauricio (Chevrolet Astra, SP), a 28s768
7º) Daniel Serra (Volkswagen Bora, SP), a 29s732
8º) Ruben Fontes (Peugeot 307, GO), a 31s864
9º) Luciano Burti (Volkswagen Bora, SP), a 39s988
10º) Paulo Salustiano (Chevrolet Astra, SP), a 45s550
27º) Felipe Maluhy (Mitsubishi Lancer, SP), a 3 voltas

Classificação do campeonato, após três etapas: 1. Thiago Camilo, 40; 2. Daniel Serra, 37; 3. Ricardo Maurício, 35; 4. Rodrigo Sperafico, 31; 5. Ingo Hoffmann, 28; 6. Tarso Marques e Felipe Maluly, 25; 8. Cacá Bueno, 23; 9. Luciano Burti e Ruben Fontes, 18.



Novo carro da Copa Nextel somente em 2009

Custos e reestruturação das demais categorias provocaram o adiamento.

Foto : Reunion Press
maluhy1_47121.jpgMBraga Comunicação /Campo Grande (MS) - A estréia do novo modelo de carro para a Copa Nextel Stock Car será em 2009 e não mais na próxima temporada, como estava programado. A mudança de planos foi definida pela Vicar após reunião com as equipes que disputam a Copa e teve como base o aumento de custos e uma nova reestruturação das demais categorias, capaz de absorver equipes e pilotos que ficarem de fora da Copa Nextel Stock Car. Carlos Col, diretor-presidente da Vicar, promotora do evento, explicou os detalhes neste sábado, após os treinos de classificação da terceira etapa, no Autódromo Internacional de Campo Grande.

“O planejamento era para entrar com o modelo novo em 2008. Faríamos com que os carros atualmente utilizados descessem para uma categoria, que hoje é a Light, que passaria a ser uma copa distinta, que não uma Copa Nextel, ainda a ser nomeada. Desta maneira, abriríamos condição de trabalho para aquelas equipes e pilotos que vão ficar de fora após a classificação deste ano, visando o ano que vem. Vamos abrir uma nova frente de mercado com as picapes, que irão adotar o mesmo conceito dos carros atuais, ou seja, o chassis tubular e o formato das várias marcas que vierem a ser parceiras do projeto. Dessa forma temos uma escada de três categorias com diferentes patamares de custo e três diferentes opções para os pilotos, inclusive aqueles que querem fazer carreira. Podem começar pela Junior, pular para a Pick up, depois pular para a copa que irá receber um nome ainda, vamos chamar por enquanto de Copa Vicar, e depois ascender, um dia, para a Copa Nextel”, explica Col.

Para que isso fosse possível neste momento, as equipes teriam um custo maior e todas acabaram insistindo no adiamento. Por isso, a Vicar concordou com a alteração da data para que esta transição fosse de maneira mais tranqüila possível e para que se possa repensar as demais categorias. Além disso, a Vicar está promovendo, a partir deste ano, o Campeonato Brasileiro da Pick Up Racing e está fazendo todos os estudos para ter um plano B de transição, em 2008, para a situação definitiva em 2009.

“Esse é o novo formato que pensamos, mas o investimento dos carros novos não é assim tão pequeno, as equipes pediram o adiamento de um ano para que elas criem condições financeiras de fazer esse investimento, afinal de contas são dois carros, peças de reposição, estoque de várias coisas e componentes. Esse valor seria da ordem de 350 mil reais, por equipe, para dois carros. Serão 170 mil reais por carro, mais peças reservas, que aí depende de cada equipe, o montante que costuma fazer de estoque de peã reserva. Esses 350 mil podem virar 400 ou 450 mil, aí depende de cada um”, destaca.

Com relação ao carro para 2009, Col adiantou as premissas para a produção do novo modelo. “Solicitamos aos engenheiros e à ZF, que deverá produzir este carro, que primeiro fosse mais seguro para os pilotos; segundo, tivesse componentes mais duráveis e confiáveis, porque isso significa redução de custo para as equipes; terceiro, que ele fosse mais fácil de ser trabalhado pelas equipes, demandando menos mão de obra para o trabalho dos carros, e, finalmente, que o aproveitamento desse trabalho nas pistas subisse, pois temos pouco tempo de treino. Estes são os principais quesitos e que estão sendo atendidos pelo projeto. Evidentemente, o trabalho está em desenvolvimento e agora vamos ter um pouco mais de tempo para fazer isto melhor e todo um cronograma de testes de pista, ele vai ter uma alta quilometragem de pista, em protótipo, antes que coloquemos uma versão definitiva em linha de produção”, declara.

Projetado pelo engenheiro argentino Edgardo Fernandez, da Renault, o carro deverá ser um pouco mais veloz. “O carro tem se demonstrado mais rápido, se bem que fizemos poucos testes até agora e eles não tiveram esse foco. Foram somente de checagem, mas mesmo assim ele foi mais rápido que o carro atual sem qualquer trabalho nessa direção. A expectativa do piloto de testes, Felipe Giaffoni, é de que ele seja, depois de acertado, algo em torno de dois a três segundos mais rápido que o carro atual”, finaliza.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS