Serão ao todo três eventos, entre festivais e concursos. Dentre eles, a grande promessa do semestre é o reconhecido Festival Internacional de Dança de Joinville. Em 2008, nesse festival, os bailarinos destacaram-se em duas importantes categorias, conquistando o primeiro lugar no coletivo e no individual. Segundo Vanessa, há uma grande expectativa em superar o ano anterior e mostrar um trabalho com muita técnica e interpretação. “As crianças vêm demonstrando enorme potencial em festivais e apresentações e merecem essa oportunidade”, explica a professora. O festival internacional de Joinville é considerado um dos principais eventos de dança clássica no Brasil e acontece durante os dias 16 e 19 de julho, em Joinville, Santa Catarina.
Nesta temporada, o grupo também participará do Enda (Encontro Nacional de Dança) e do New Fest Dance. O primeiro será realizado pelo Sindicato de Dança do Estado de São Paulo e acontecerá nos dias 31 de julho, 1º e 2 de agosto, no Teatro Memorial da América Latina, em São Paulo. Já o New Fest Dance acontecerá na terra do grupo de dança, Campos de Jordão, é já é bem conhecido pelos bailarinos da instituição. Segundo Vanessa, este ano o objetivo é aumentar o número de alunos participantes desse festival, e começar a dar experiência aos alunos mais novos para que no futuro participem também dos eventos maiores. “Participar de festivais acrescenta para os bailarinos a visão do balé clássico e das outras modalidades de forma mais abrangente, tornando os olhares mais críticos e sensíveis à arte,” explica a professora.
Festivais 2009
O primeiro semestre foi bem puxado para os alunos do Grupo de Dança Fundação Lia Maria Aguiar. Ao todo foram quatro grandes eventos nos quais os bailarinos foram aplaudidos de pé.
Em abril, aconteceu o VIII Vale Dança, em São José dos Campos, no qual os alunos da professora Vanessa se destacaram e conquistaram 14 prêmios. Em maio o desempenho foi ainda melhor. No Litoral Dance Festival, em São Sebastião, os bailarinos levaram para casa 23 prêmios, dos quais cinco de primeiro lugar. Também em maio todos os alunos do grupo se reuniram em uma apresentação única para homenagear o Dia das Mães em Campos do Jordão. O evento contou com uma grande produção e diferentes coreografias e figurinos. São José dos Campos foi palco para mais um festival, o 20º Festidança aconteceu em junho e agraciou os alunos do grupo com cinco premiações: três primeiros lugares e dois segundos.
Sobre o Grupo de Dança da Fundação Lia Maria Aguiar
O Grupo de Dança da Fundação Lia Maria Aguiar conta atualmente com cerca de 1.100 alunos, estudantes das escolas municipais de Campos do Jordão/SP, e é dirigido pela professora e bailarina Vanessa Elias. A meta definida pela Fundação é de atender cerca de 2 mil jovens, com idades variando entre 6 e 16 anos, até o final de 2009. O Grupo de Dança foi escolhido pela direção da Fundação por sua grande importância social, educacional e cultural para a formação de jovens-cidadãos, aptos a desenvolver plenamente suas potencialidades, pessoais, profissionais e artísticas, além de aumentar sua auto-estima e promover a inserção social desses estudantes.
Sobre a Fundação Lia Maria Aguiar
Criada em setembro de 2008, a Fundação Lia Maria Aguiar é uma entidade sem fins lucrativos e que visa a promoção e participação em ações socioeconômicas, culturais, educacionais e ambientais, entre outras, voltadas para a melhoria das condições da população de Campos de Jordão e região, de forma sustentável. É sediada em Campos de Jordão e atualmente desenvolve, por meio de convênios e parcerias, projetos culturais com o Grupo de Dança, além de outros projetos e iniciativas culturais locais; patrocinou e organizou, em conjunto com a Prefeitura jordanense e o Convention & Visitors Bureau (CVB), o Natal na Montanha, evento ocorrido em dezembro de 2008. Apoiou, também em 2008, o Circuito Mantiqueira, iniciativa do CVB e Sebrae/SP que visa à profissionalização e melhoria da atividade turística em sete cidades da Serra da Mantiqueira. A Fundação detém o controle de duas mineradoras – a Mineração Correa, localizada no município de Campos do Jordão, na divisa com Minas Gerais, e a Mineração Ouro Novo, em Caldas/MG. As duas mineradoras, adquiridas em 2006 e 2008, respectivamente, estão passando por processo de recuperação ambiental e têm a função de auxiliar na sustentabilidade econômica da Fundação, a fim de fornecer recursos para o desenvolvimento de projetos socioeconômicos, culturais, educacionais e ambientais, entre outros previstos em seu estatuto.