A arte de interpretar o abstrato é que une a vocação do geofísico pleno (como consta em seu crachá) ao do compositor que, recentemente, venceu, em âmbito nacional, o I Festival SESI de Música com a composição Luz de Vela, escrita em parceria com o engenheiro Ivan Barbosa, também da Petrobras. O festival reuniu empregados de empresas do setor industrial. Para chegar até o posto mais alto do pódio, Jaci garantiu, antes, as primeiras colocações nas etapas municipal e estadual:
"É a primeira vez que ganho um concurso nacional, apesar de já ter participado de outros concursos. É uma sensação maravilhosa. Não consegui dormir naquela noite", lembra. Com a vitória, Jaci já pensa em lançar um CD, onde apresentará as músicas que vem compondo há 20 anos. O diretor musical do festival de música, maestro Roberto Gnattali, não poupou elogios à obra de Jaci: "Luz de Vela é uma música com enorme potencial comercial, tem uma letra ótima e o refrão é de fácil memorização."
Gnattali considera "fundamental que as empresas promovam este tipo de abertura, que incentivem e divulgem as vocações artísticas de seus empregados" iniciativa que, segundo sua opinião, "é altamente democrática, porque aproxima e iguala as pessoas. No momento em que estão no palco, todos são iguais, diretores, gerentes e empregados".
Política corporativa da Petrobras apoia atividades culturais
A política corporativa da Petrobras estimula a participação de seus colaboradores em atividades culturais. Exemplo disso, o concurso Prata da Casa há 15 anos revela e premia os talentos manifestados nas modalidades de literatura, artes plásticas, música, vídeo, gastronomia e fotografia. Além de estimular a criatividade de seus empregados, o concurso é ainda uma oportunidade de integração entre todos os integrantes da força de trabalho da Petrobras, no Brasil e no exterior.
Na Bacia de Campos, onde Jaci Temóteo está lotado, são patrocinados o Coral e a Camerata Petrobras Bacia de Campos, grupos integralmente formados por voluntários da força de trabalho da Companhia e familiares.
Foto:
Jaci (segundo à direita) é ladeado por Roberto Gnattali e os colegas Monique Canevello e Gilson Soares, da Petrobras