A novidade desta edição são as oficinas de gastronomia, montadas em praças públicas e centros culturais. Os cursos serão ministrados por estudantes de gastronomia da Unisuam. Os turistas poderão aprender a preparar comidinhas típicas do interior, como bolinho de feijoada e a sobremesa ‘sabor proibido’ (mousse de manga).
“A proximidade das cidades do Circuito de Outono facilita a circulação pelo Vale do Café. O turista pode participar de programações variadas em diferentes locais”, ressalta a presidente do Conselho de Turismo da Região do Ciclo do Café e coordenadora do evento, Ana Lúcia Matoso Furtado.
Para o Circuito de Outono foram criadas ainda 10 Rotas de Turismo Cultural, como a Rota Romântica, a Rota Sabor Cana-Café e a Rota Grão do Vale, entre outras, cada uma com uma programação especial, que destaca a arquitetura, os costumes, o folclore e o artesanato local. “Através dessas rotas, os turistas poderão conhecer melhor a região, suas histórias e fazendas, centros históricos, artesanato e o chame do interior, com a orientação de guias especializados”, detalha Ana Lúcia.
Entre as atrações gastronômicas, o turista poderá saborear almoços e jantares temáticos nas fazendas históricas, conhecer o processo de fabricação e armazenamento da cachaça assim como o cultivo do café. Também haverá degustação de bebidas e petiscos, variedades de cafés e chás, além de deliciosos quitutes e receitas originais das baronesas.
Clássicos do choro brasileiro, como Pixinguinha e Jacob do Bandolim, serão retratados por mais de 20 artistas da região e do cenário nacional, como o grupo “Passagem de Nível”. “O circuito é uma iniciativa de empresários do Vale do Café, que se reuniram para difundir o turismo regional, ampliar a circulação de turistas e valorizar as atrações das cidades envolvidas no evento”. O Circuito de Outono acontece desde 2004 e tem renovado a cultura e o turismo do Vale do Café. “Estamos conquistando um público novo a cada ano. O evento vem se fortalecendo e dando visibilidade à região”, diz a coordenadora do evento.
A região do Vale do Café
Situada no sul fluminense, entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, a região Vale do Café tem sua história ligada ao Ciclo do Café do século XIX e apresenta um riquíssimo patrimônio cultural com casarões, museus, igrejas, fazendas e senzalas. Em um cenário rústico, as suas cidades proporcionam uma verdadeira viagem no tempo, com inúmeras opções de lazer.