Projeto Feliz procura voluntários para a distribuição de livros infantis

Julho de 2007 - O Projeto Feliz, criado em 1998 pela escritora Patrícia Engel Secco, responsável por tornar a cultura e a diversão, por meio da leitura e das artes cênicas, acessível para crianças e jovens de todo o país, ensinando Ética, Cidadania e Valores Humanos está em busca de voluntários e parceiros para ampliar a sua rede de distribuição gratuita de livros infantis pelo Brasil.

 

Em uma quase uma década de existência, o projeto já distribuiu gratuitamente mais de 30 milhões de livros em inúmeras cidades do país, boa parte para crianças que jamais haviam lido um livro antes. Segundo a autora, a oportunidade representa o incentivo ao contato com a cultura, sobretudo em locais onde não há acesso aos livros e a cultura de um modo geral. "Pretendemos além de contar histórias, formar pequenos cidadãos. Para isso é preciso fazer com que eles tenham acesso a um universo de idéias motivador", explica Patrícia.

Escolas Públicas, Bibliotecas e Instituições de Caridade são os principais parceios na distribuição dos seus livros. Até mesmo o Rally dos Sertões colabora anualmente levando exemplares e doando para as crianças que moram ao longo do trajeto da corrida. Além de doar livros, o Projeto Feliz, com apoio das leis de incentivo à cultura, transforma parte das obras da autora em espetáculos teatrais e se apresenta por todo o Brasil. Mais de 70 mil crianças foram levadas ao teatro desde que a ação cultural iniciou suas atividades. Eventualmente ocorrem também exposições e oficinas culturais.

Empresas como Unilever, Rigesa, Dpaschoal, Ultragaz, Embraer, Merial, Cosipa, Nutron, Kibon, Voith, IBM, Tortuga, Umicore, CSN,entre outras, já apoiaram a idéia. 

Os livros do Projeto Feliz estão sempre à disposição dos interessados em recebê-los ou distribuí-los, e podem ser solicitados pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone 011-5093.3599.

Doação na Feira de Livros de Brasília e em Mucuri-BA, algumas das ações do Projeto Feliz

Sobre a escritora 

Patrícia Engel Secco, 44 anos, formada em Administração de Empresas, iniciou sua carreira trabalhando no mercado financeiro, sendo responsável por projetos de implantação de áreas e desenvolvimento de produto em bancos multinacionais como o Citibank e o Banco Interatlântico. Há 10 anos deciciu mudar de área e passou a escrever histórias infantis educativas aos seus filhos Bruna e Luiz Eduardo, na época com 4 e 5 anos, após não encontrar bons exemplos nas fábulas que contava a eles. Escreveu a primeira abordando conceitos de Ecologia, Limpeza Pública, Reciclagem e Educação Social. De lá para cá, ela não parou mais de escrever. Temas como Cidadania, Pluralidade Cultural e Inclusão Social  estão sempre presentes em seus livros. A Felicidade das Borboletas, 2006, por exemplo, foi inspirado na história real de uma menina bailarina que sofre de deficência visual. O livro, escrito em braile e impresso em tinta com letras especiais para deficientes visuais, mostra a preocupação da autora em incluir na sociedade todos os tipos de diferenças, sem qualquer discriminação. 

Atualmente, Patrícia tem mais de 170 títulos publicados e 30 milhões de livros distribuídos gratuitamente em todo o Brasil por meio do Projeto Feliz, do qual é a fundadora.

Seus trabalhos, todos  de execlente qualidade gráfica e conteúdo simples, direto e  sensível, têm sido reconhecidos, cada  vez mais por entidades e instituições ligadas à literatura, como a União Brasileira dos Escritores (UBE), que agraciou-a com o Prêmio Mérito Cultural em 1998, e o Prêmio Adolfo Aizen de Literatura Infantil em 2003. Fora do Brasil, a escritora ganhou destaque com a premiação IBBY - International Board on Book for Young People (Catálogo Internacional - Outstanding Books for Young People With Disabilities, em 2000); e o convite para participar da feira de livros infantis de Bolonha, na Itália, em 2005.                

Fernando Lima
Fone: 11 3644.8814 / 9323.0467
E-mail / Skype: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS