XXIV Simpósio Nacional de História

Olá pessoas!
Antes de tomarmos um chopp e comermos um chucrute na São Leopoldo Fest, vai acontecer o XXIV Simpósio Nacional de História, promovido pela ANPUH (entidade superior dos professores de história), fundada em 1961 e que edita as publicações Revista Brasileira de História e História Hoje.
Então anota aí: a data é de 15 a 20 de julho de 2007, o local é na Unisinos Novo Campus de São Leopoldo, e o sítio oficial está em http://snh2007.anpuh.org/site
A programação desse simpósio é interessante, com um grande conteúdo sobre mundo do trabalho, política, repressão, comunicação e fontes. Assim, destaco os seguintes eventos para a agenda do sociólogo, antropólogo, cientista político e público em geral que busca conhecer a história com a teoria crítica:

 

ESPAÇOS TEMÁTICOS E MINI-CURSOS DE HISTÓRIA:

História e teoria social. Karl Martin Monsma (Universidade do Vale dos Sinos) e Marcos César Alvarez (Universidade de São Paulo). "A reflexão sobre as relações entre a História e as abordagens teóricas das Ciências Sociais. A historiografia do século XX foi marcada por teorias das Ciências Sociais. Como podemos aproveitar as teorias sociais, culturais e políticas em pesquisas genuinamente históricas, sem produzir somente a antropologia ou a sociologia do passado?".


Marxismo e multidisciplinaridade. Eurelino Teixeira Coelho Neto (Universidade Estadual de Feira de Santana) eVirgínia Maria Gomes de Matos Fontes (Universidade Federal Fluminense). "Transgredindo fronteiras epistemológicas tradicionais, o método dialético permite pôr em questão a inscrição limitada dos objetos do conhecimento, pensando-os sempre no contexto de uma totalidade complexa e rica de contradições."


Mundos do trabalho: fronteiras. Beatriz Ana Loner (Universidade Federal de Pelotas) e Maria Cecília Velasco e Cruz (Universidade Federal da Bahia). "Romper com uma narrativa hegemônica sobre o processo de transformação dos trabalhadores no Brasil, que vê não só a passagem, de escravos a livres, mas enfatiza, principalmente, a substituição de africanos e brasileiros negros e mestiços, por europeus."


Mundos do trabalho: culturas.
Alexandre Fortes (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e Evangelia Aravanis (Universidade Luterana do Brasil). "Agregar trabalhos que abordam questões relacionadas à cultura, ao cotidiano dos trabalhadores e a sua construção identitária. Salienta-se que o mundo do trabalho é pensado de forma ampla".


História agrária. Helen Osório (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Márcia Maria Menendes Motta (Universidade Federal Fluminense). "Discussão sobre a história agrária no Brasil. Pretende congregar trabalhos que analisem a questão da posse e propriedade da terra, estrutura agrária e produção, e as relações sociais daí decorrentes, repercutindo sobre as condições de vida vigentes no mundo rural."


Capitalismo, colonialismo e escravidão. Gustavo Acioli Lopes (Universidade de São Paulo) e Maximiliano Mac Menz (Cebrap). "A historiografia econômica tem procurado explicar as relações entre três processos históricos convergentes: a formação do capitalismo, a colonização do Novo Mundo e a “reinvenção” da escravidão na América."


Os arquivos repressivos das ditaduras. Caroline Silveira Bauer (UFRGS).  "Para as ditaduras civil-militares de segurança nacional que vigoraram entre as décadas de 1960 a 1980 no Cone Sul da América Latina, a produção de informações possuía uma importância fundamental, pois através dos dados existentes nos arquivos militares e policiais, orientava a execução. Documentos afetam diretamente a sociedade onde foram recuperados (Estados, agentes da repressão, vítimas, familiares, organizações de direitos humanos, Forças Armadas), principalmente por seus protagonistas ainda estarem vivos."


A revista como fonte de pesquisa. Katia Aily Franco de Camargo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). "A revista como fonte de pesquisa e a importância de se estudar o meio de difusão no qual se insere um determinado corpus documental para melhor compreender sua significação. Nesse sentido, partiremos de uma explanação teórica sobre o objeto revista, diferenciando-o do jornal e do livro e nos centraremos, em seguida, na metodologia de pesquisa a ser adotada ao se trabalhar com uma revista."


O mundo bíblico: história, mito e realidade. Sergio Alberto Feldman (Universidade Fedral do Espírito Santo). "Mundo bíblico se configura como um dos elementos formadores da mentalidade, da cultura e da religião no Ocidente. Inúmeras crenças e valores foram criados no contexto da “história sacra” (...) A analise do conteúdo, se fundamentará nos estudos científicos e não se proporá a executar nenhum tipo de interpretação teológica, tentando, na medida do possível, se ater ao contexto histórico."


LANÇAMENTOS DOS NOVOS LIVROS DE HISTÓRIA COM AUTOR PRESENTE:

Operários em movimento. MACIEL, Osvaldo Batista Acioly (org). Operários em movimento: documentos para a história da classe trabalhadora em Alagoas (1870-1960). Maceió: EDUFAL, 2007.


O rádio e a tv no Brasil. ROCHA, Amara Silva de Souza. O rádio e a TV no Brasil de 1950 a 1970. Rio de Janeiro: Aeroplano/FAPERJ, 2007.


As esquerdas no Brasil. FERREIRA, Jorge e REIS FILHO, Daniel Aarão (org). As esquerdas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.


Corporaciones en el poder. RAMÍREZ, Hernán. Corporaciones en el poder. Institutos económicos y acción política en Brasil y Argentina: IPÊS, FIEL y Fundación Mediterránea. Buenos Aires: Lenguaje Claro, 2007.


Ordem e política. SILVA, Giselda Brito; ALMEIDA, Suely Creusa Cordeiro de. Ordem & Polícia: controle político e social e formas de resistência em Pernambuco nos séc. XVIII ao XX. Recife: Ed. da UFRPE, 2007.


Maiores informações: www.unisinos.br/principal/


Um abraço à todos, Augusto Colling. 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS