Kobra revive a cidade do início do século passado na Exposição "Memórias de São Paulo"
Após o dia 27 de agosto, quem for a Praça Benedito Calixto, 179 terá a impressão que entrou no túnel do tempo. Provavelmente, os visitantes que tiverem menos de 50 anos farão um agradável e exploratório passeio ao passado, os que estão acima desta faixa terão um convide visual para reviver momentos e recordações.
A sessão nostalgia será proporcionada pela exposição "Memórias de São Paulo" sob a curadoria de D' Xavier, exibirá oito painéis com 3m² retratando cenas do cotidiano de São Paulo do início do século passado, pintados pelo artista plástico Eduardo Kobra.
Sob as mãos do Kobra, as obras parecem criar vida e as cenas retratadas parecem reais. Isto só é possível porque o artista desenvolveu uma técnica que mistura o traço da aerografia com a inspiração, na pintura, do moderno grafite, rico em sombra, luz e brilho. O resultado são peças tridimensionais, que permitem ao público interagir com a obra.
A exposição é parte do projeto "Muro das Memórias", que tem por objetivo transformar a paisagem urbana através da arte. "É uma mistura de nostalgia e modernidade, por meio de reprodução de imagens do inicio do século em muros da cidade. Já entreguei quatro murais, localizados nas Avenidas Sumaré, Helio Pelegrino, Rangel Pestana e Henrique Schaumann e pretendo pintar mais seis muros até o final do ano", declara Kobra.
Perfil do artista
Eduardo Kobra nasceu em São Paulo e começou os seus primeiros traços em 1987, junto com a segunda geração do grafite sob a influência do hip hop, mas inquieto de personalidade, logo foi aprimorando os seus traços e encontrou na aerografia a parceira ideal, para desenvolver a sua exclusividade forma de expressão. Suas criações são ricas em detalhes, extremamente realistas, com uma estética perfeita, pois são frutos de pesquisas detalhadas e conta com a parceria e da visão técnica do arquiteto, urbanista e especialista em projeto e execução de trabalhos bi e tridimensionais para espaço público Márcio Rodrigues Luiz.
Embora nunca tenha tido contato pessoal, um de seus principais mestres atuais é o americano Eric Grohe, um artista plástico que faz da sua arte um meio de transformação. A dimensão, a perfeição e o realismo de seus murais confundem os olhos de quem observa, reduzindo a nada a diferença entre escultura e pintura. Os trabalhos de Kobra, muitos executados antes mesmo do contato com a arte de Grohe, trazem características semelhantes. O artista brasileiro já prestou serviço para empresas como Playcenter, Beto Carrero World, Coca Cola, Nestlé, Chevrolet, Ford, Roche, Jonnie Walker, Roche, Iodice, Carmim e para as agências The Marketing Store, Diageo, Agnelo Pacheco, além de ter trabalhado com o arquiteto Sig Bergamin para a Lê Lis Blanc. Saiba mais: www.studiokobra.com
Projeto "Muro das Memórias"
O artista plástico Eduardo Kobra está deixando a cidade de São Paulo mais bonita. O projeto tem como principal objetivo transformar a paisagem urbana através da arte. É uma mistura de nostalgia e modernidade, por meio de reprodução imagens do inicio do século em muros da cidade. Desde o início do ano já foram entregue cinco murais e a idéia é fazer mais seis até o final do ano. Kobra desenvolve obras que misturam o traço da aerografia com a inspiração na pintura do moderno grafite, rico em sombra, luz e brilho. O resultado são murais tridimensionais que permitem ao público interagir com a obra.
A primeira via presenteada, foi a mais importante de São Paulo, a Avenida Paulista, que ganhou no dia do aniversário de São Paulo um mural com a imagem da Avenida Paulista de 1920. do livro Avenida Paulista - A síntese da Metrópole de Antonio Soukef Júnior e Eduardo Albarello. A riqueza nos detalhes da obra e a realidade das dimensões permitiam que a interação do público com a obra. Segundo Kobra, a idéia do mural, que reproduzia um bonde na Paulista é estabelecer uma comparação entre o ar romântico e o clima de nostalgia da avenida naquela época, com a constante agitação, característica de grandes centros, como se tornou a Paulista atual. A Avenida Sumaré recebeu o segundo mural. Uma imagem inspirada na foto de Guilherme Gaensly do Arquivo Público do Estado de São Paulo que retrata o Porto de Santos de 1.920. O terceiro está instalado na em muro na Avenida Helio Pelegrino, 1.200, inspirado em uma na foto da Rua Direita em 1905, do livro Lembranças de São Paulo de João Gerodetti e Carlos Cornejo. A obra foi concluída no inicio de junho. A quarta obra entregue, retrata a Rua Rangel Pestana de 1900, foi pintada dentro da loja Magma que está localizada no número 1249 da mesma via. A imagem, inclusive, mostra a fachada do comercio no século passado e que continua igual até os dias atuais. O mais recente entregue em 16 de agosto, por conta do aniversário de 447 anos do bairro de Pinheiros, o artista reproduziu uma fotografia de Jurandir Goldschimidt, que retrata o Largo de Pinheiros em 1920, com seu Coreto e Bonde, um painel de 200m² no muro lateral da Igreja do Calvário. O Artista pretende fazer pelo menos mais 6 painéis até o fim do ano, para isso está buscando apoio de empresas para custear o material utilizado e assumir a parceria deste presente para São Paulo.
Entre seus trabalhos comerciais destacam um painel de 96m² que retrata o bairro lisboeta de Trindade, no novo restaurante Trindade, do grupo A bela Sintra, desenvolvido a pedido dos arquitetos Toninho Noronha e Miguel Vigil e painéis em homenagem ao Pan-Americano para oito lojas Bayard, localizadas nos principais shoppings de São Paulo.
"Meu objetivo é continuar entregando este presente para São Paulo, através do meu trabalho. Acredito que contribui para trazer uma nostalgia para os moradores e visitantes da cidade, além de melhorar a paisagem urbana", declara Kobra.
Serviço
Exposição "Memórias de São Paulo"
Local: Restaurante Bendito Grill
Praça. Benedito Calixto, 179 – Pinheiros – Tel. 3086 4022
Vernissage: dia 27 de agosto, as 19h00 - até 28 de outubro
Apoio Cultural: O AUTOR NA PRAÇA
Imagem de uma das telas da exposição, retratando a Rua Direita em 1905, foto do livro Lembranças de São Paulo de João Gerodetti e Carlos Cornejo. O mural está reproduzido na Rua Hélio Pelegrino, nº 1200