Rudolf Leopold nasceu em 1 de março de 1925, em Viena, e faleceu em 29 de junho aos 85 anos de idade, após uma rápida doença. Leopold foi o proponente original do reconhecimento da arte expressionista austríaca, particularmente do gênio Egon Schiele (1890-1918). Em poucas décadas, o oftalmologista Leopold e sua esposa Elisabeth montaram uma coleção de mais de 5.000 obras de arte, que foram levadas para o Leopold Museum Private Foundation em 1994.
O governo federal da Áustria e o Banco Nacional Austríaco facilitaram estabelecimento da Leopold Foundation, ao fornecer um terço do valor, que correspondeu a aproximadamente 160 milhões de euros, em 1994. "O que não me entusiasma não me interessa", disse certa vez Rudolf Leopold. Entusiasmo, loucura, genialidade e paixão; estas palavras são as que melhor descrevem a figura de Rudolf Leopold.
O diretor executivo do Leopold Museum, Peter Weinhaupl, que tem dificuldade em falar sobre a perda, destacou: "Sentiremos falta de Rudolf Leopold, mas o Leopold Museum é um memorial único para suas ações, um presente para todos os amantes da arte de todo o mundo". O presidente do conselho da fundação, Helmut Moser, declarou: "O futuro da fundação e do museu está claramente definido pelo documento da fundação; continuaremos o trabalho de Rudolf Leopold. Neste momento, porém, nossos pensamentos estão com Rudolf Leopold e sua família".