A artista plástica brasileira Lúcia Hinz, que há mais de 20 anos reside na Europa, está de volta depois de atravessar o oceano e presentear a sociedade brasiliense com o painel CAPITAL DA CULTURA, inspirado em Brasília e também nas canções de Chico Buarque de Holanda.
"Para mim, é uma grande honra ter minha obra na Biblioteca Nacional de Brasília e por a mesma ter sido projetada pelo grande mestre Oscar Niemeyer, significa honrarias em dobro!", diz a artista sorrindo com simplicidade.
A obra, de 165x490 cm, foi entregue na solenidade de abertura da Biblioteca Nacional de Brasília, no último dia 11 de Dezembro, com a presença de várias autoridades brasileiras, entre elas, o Governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, o Vice-Governador Paulo Octávio, o Ministro da Cultura Juca Ferreira e o Secretario de Cultura Silvestre Gorgulho, além do Senador Marco Maciel e do Poeta e Professor Antonio Miranda, Diretor da BNB.
A obra CAPITAL DA CULTURA , remete-nos a uma sincera homenagem a Brasília, centro das decisões do país, na medida em que observa-se os principais monumentos da capital, deliciosamente retratados por Lúcia em seu painel, adornado pelas cores que sorriem em seus personagens, dando-nos a doce ilusão de que podemos adentrar pela tela e também fazer parte da história ali contada...
E como toda bela história tem um final feliz, para fechar com chave de ouro o evento de entrega do painel, a artista encontrou pessoalmente o grande mestre Oscar Niemeyer, responsável pelo projeto arquitetônico do prédio da BNB, e, na oportunidade, agradeceu pelo patrimônio que ele criou para a humanidade, arrancando-lhe um sorriso sincero, cheio de satisfação, o que a artista denomina de momento mágico.
Lúcia Hinz, nascida em Caicó, no Rio Grande do Norte, encantada por Brasília, em suas formas retas e longilíneas, diz-se apaixonada pela arte de Oscar Niemeyer e não dispensa um pit stop na Capital, onde, em parceria com a Secretaria de Cultura do GDF e a Biblioteca Nacional de Brasília, lançará o Projeto Art Mannequin para o biênio 2009-2010. Este projeto, dentre outros administrados por Lúcia e sua equipe, consiste na metamorfose de manequins convencionais, em obras de arte contemporânea, inspirados na figura feminina, em homenagem também a Oscar Niemeyer. Aliás, o estilo figurativo dos trabalhos de Lúcia Hinz denota incontestis o carinho pela forma feminina.
Lúcia Hinz é membro da Academia Brasileira de Belas Artes do Rio de Janeiro, órgão consultivo do Governo Federal, tendo sua obra imortalizada na cadeira n° 16, patronímica do pintor italiano Sandro Botticelli.
A artista é também Embaixadora do Projeto Arte Solidária na Alemanha, juntamente a outras personalidades como João Dória Júnior, Felipe Massa, Guga, Eliana dos Santos, Marília Pêra, Ben Harper, Ivo Pitanguy e a Condessa Esther de Pommery, em reconhecimento ao caráter social de seu trabalho.
Créditos Fotos:
01- Oscar Niemeyer e e a artista Lucia Hinz-foto Andréa Zayit
02- Governador, José arruda e Lúcia Hinz-foto Andréa Zayit
03- Secretário de cultura Silvestre Gorgulho e Lúcia Hinz-foto Andréa Zayit
04- Prof.Antonio Miranda Dir.da Biblioteca Nacional foto Andréa Zayit
05-A artista plástica Lúcia Hinz-Foto Ricardo Nave