Anatália Asp, Thiago Menezes e Sonia Rocha
A vida de Anatália se confunde com a própria existência da Arte. Consagrada em todo o mundo pelas obras e amor ao belo que flui de suas telas, esta linda mulher acaba de ser convidada para receber a mais alta de todas as Condecorações que o artista almeja em vida.
A Academia Brasileira de Belas Artes convidou todo o corpo de artistas do Brasil para a homenagem que prestou a este símbolo vivo da Arte e do amor a Arte que se chama Anatália Asp. Ontem, 30 de março de 2007, às 19 00 horas, todos que compareceram ao Auditório Santa Bárbara, do Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, viram seu olhar simples, de quem apenas cumpria uma missão divina de fazer o Belo, ser molhado pelo lacrimejar ao ver seus colegas Pintores e Pintoras aplaudi-la efusivamente e reconhecidos. Anatália Asp passa a pertencer a História dos que fizeram Artes no Brasil e sua vida enriquece a historicidade da Academia Brasileira de Belas Artes que é, no Brasil, o mais sublime de todas as Academias... Parabéns a ABBA pela presença de Anatália Asp em sua história...
A POSSE
Anatália Asp, Edílson Élio Barbosa, Guilherme Pernal Coutinho, Lúcia de Medeiros Hinz, Ronaldo Alves de Oliveira e Sebastião Mendes da Silva passaram definitivamente, para a História da Academia Brasileira que tem como Acadêmico Honoris Causa Thiago de Menezes.
Sob a presidência da Acadêmica Iracy Carise, que cumpriu solenemente a pauta, foi homenageado o Acadêmico Octávio Venturelli, foi feita a saudação aos novos Acadêmicos pelo Acadêmico Francisco Charneca e os agradecimentos pelo Acadêmico Ronaldo de Oliveira que teve um encerramento solene e que ficará eternamente gravado nas memórias de quantos tiveram o privilégio de comparecer a este evento.
(José Milbs de Lacerda Gama, editor de O REBATE, 75 anos de Histórias na região de Petróleo do RJ).