Como é difícil parecer jovem

Outro dia em um restaurante, com amigos, me veio à cabeça uma triste realidade, como é difícil parecer jovem. Percebi em uma frase comum que um deles falou algo sobre ter tomado um “pifão”, quase morri de rir, não ouvia aquela expressão desde a era do gelo. Percebi que não parecer jovem, nos dias de hoje, é quase uma condenação.
Tudo na mídia esta voltada para os jovens, outro dia ainda, depois de perder uns quilinhos extras, resolvi comprar um novo jeans, que piada, a calça com o maior zíper que encontrei devia ter uns Cinco centímetros, você consegue imaginar-se dentro de algo assim? Pois é uma realidade, e não é só o problema das roupas. Você sai à caça trabalho, qualquer um que seja, e mesmo sabendo da experiência imensa que possui, já vai prevenida que perderá a vaga para alguma garota de 20 anos, com um corpo cheio de curvas e a cabeça vazia, volta para casa se questionando de que valeram tantos anos de estudos e tanta sabedoria, se você não consegue um simples emprego.
Uma realidade cada dia mais constante em nosso cotidiano, vemos homens instruídos vendendo salgados na rua, pelo simples fato de que ao se aposentar não conseguiram realizar o tão sonhado plano que havia traçado há sessenta anos atrás, no período em que este cidadão trabalhou exaustivamente para contribuir com o progresso e realizar seus sonhos, muitas coisas aconteceram, os filhos nasceram, cresceram, foram para a faculdade, e nosso amigo trabalhador cada vez mais cansado, vê cada vez mais distante a realização de seus sonhos, os filhos se formaram, mas as oportunidades continuam raras, uma filha se divorcia e volta ao lar com duas crianças ainda pequenas, a esposa já esgotada das tarefas diárias hoje tem problemas de saúde e faz salgados o dia todo para que nosso amigo cidadão possa lutar por sua dignidade.
O que deu errado afinal? Porque estamos perdendo o direito a nossa cidadania, onde esta o estado que cuidaria de nossos idosos, mentira, este mesmo estado procura secretárias de 20 anos para cuidar de sua agenda.
Lembro-me de meu pai colocando o disco de vinil na vitrola, hoje seus netos armazenam centenas de musicas em um cartão, e por ai vai.
Já não vamos ao cinema nem ao teatro porque não existe segurança, ou será que é porque não somos mais tão jovens e nem imortais como queríamos acreditar a alguns anos atrás.
Se hoje eu arrumasse um namorado dez anos mais jovens, jamais poderia falar em compromisso, isso é coisa de gente antiga o lance agora é dividir um espaço, que coisa lamentável querer parecer eternamente jovem, prefiro rir com os velhos amigos do fato do nosso vocabulário já não ser o mesmo, do que ter que andar com os fundilhos de fora apenas para parecer alguns anos mais nova, muitas coisas mudaram junto com o nosso crescimento, muitas coisas parecem hoje piores do que me pareciam quando eu tinha 20 anos, era cheia de curvas e tinha vento na cabeça.
A diferença é que hoje eu não tomaria um “pifão”, e sim um belo porre.

Cristiane Campos
04/08/2007

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS