Só se pensa se for forçado

Arte pressupões pensamento e talvez seja um dos instrumentos mais poderosos da vida. O real é constituído pelo que possui forma( o individua)l; sensações, aformal(o singular) e signos( o universal). Eis a força da arte. Somos constituídos para apreender o indivíduo, não para penetrar na singularidade que implica a quebra da subjetividade, um freio em suas forças.

O esquema sensório-motor composto por percepção, afecção e acão é o que possibilita ao indivíduo viver. Há formas múltiplas para se atravessar a vida. Entanto a singularidade só se apreende quando ocorre desequilíbrio com as faculdades inteligência, sensibilidade, memória, linguagem, percepção... A desarmonia é gerada por contradições inerentes a obstáculos da vida.

Deleuze contrapõe o uso comum das faculdades com o uso transcendente das mesmas, que é o que permite atingir a sigularidade, relacionada ao inconsciente, ao não existente, enquanto a individualidade liga-se aos hábitos do cotidiano. Só se pensa se for forçado, dizia Artaud, genial descoberta.

Algo insuportável precisa forçar pra que surja o pensamento e, assim, o ato criador. O pensamento aparece nas ciências, na arte, na filosofia... a partir do caos, germe de criação. É preciso quebrar com a formalidade, com a resistência, com a estrutura psicológica comum. Não há criação sem caos, pensar é como cair no campo da loucura. Pensamento e loucura são xifópagos. O pensamento é um "esquizofrênico" no indivíduo.

Esquizo do psico-social contrapõe o do pensamento, potência que força a ir para a singularidade, acontecimento muito dificil de se compreender. É mister abandonar a imagem clássica do pensamento para poder pensar de fato. Isso abala a noção comum do pensamento, que possui infinitas possibilidades, porém só ocorre quando se confronta os obstáculos dentro de si.

Pensar é, de certa forma, um ato de loucura.

Tania Montandon

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS