“A Usurpadora” voltará a ser televisionada no SBT

http://www.jornalorebate.com.br/348/r1.jpg
A atriz Gabriela Spanic caracterizada como as gemeas Paulina (a esquerda) e Paola (direita). A dublagem brasileira foi de Sheila Dorfman

Chega às tardes do SBT, uma novidade maravilhosa: a novela mexicana ‘A Usurpadora’, que está de volta pela quinta vez! O enredo conhecido por contar a história que acontece ao redor das gêmeas Paulina (a ‘boa gente’) e Paola (a ‘mau caráter’), filhas de Paula.

A obra substituirá a reprise de ‘Maria Mercedes’ às 16p5 a partir da segunda-feira, 3 de dezembro de 2012.

No elenco, a ficção teve nomes como a falecida atriz Libertad Lamarque (‘Piedade’, na voz brasileira da dubladora Selma Lopes); Fernando Colunga (‘Carlos Daniel’, na voz de Ricardo Schnetzer); Gabriela Spanic (‘Paulina/Paola’, na voz de Sheila Dorfman); Nuria Bages (‘Paula’, na voz de Maria Helena Pader); Marcelo Buquet (‘Rodrigo’, na voz de Eduardo Dascar); Chantal Andere (‘Estephanie’, na voz de Miriam Ficher); Juan Pablo Gamboa (‘Willy’, na voz de Felipe Grinnan), dentre outros.

http://www.jornalorebate.com.br/348/r2.jpg
Chantal Andere caracterizada como a religiosa Estephanie Bracho, na voz de Miriam Ficher

Na trama, Paula era uma mulher paupérrima, que sem condições financeiras de sustentar as filhas, resolveu abandonar uma delas, Paola – adotada por uma família afortunada, porém que acabou tornando-se uma pessoa cruel. Já Paulina foi criada por ela e cresceu enfrentando as dificuldades típicas da classe baixa, mas sendo constantemente uma pessoa de boa índole. O destino ocasionalmente fêz com que as gêmeas se reencontrassem em um toalete, anos depois. Na ocasião, Paola querendo se ver livre da família (‘Bracho’) de seu marido, obrigou Paulina a se passar por ela, já que elas eram idênticas visualmente. Para isso, a vilã ameaçou a irmã armando-lhe uma cilada. Diante disso, Paulina se viu obrigada a se passar pela irmã na família Bracho. E aconteceu a ‘Usurpação’. Mas quando a gêmea boa descobriu sua felicidade com Carlos Daniel, a gêmea má retornou decidida a lutar pelo seu antigo lar e não mediu esforços para fazer maldades.

Apesar de não ter cometido nenhum assassinato, Paola foi considerada por alguns como a maior vilã da história da teledramaturgia mexicana e até mundial, por ser portadora de uma personalidade composta por maléficos sentimentos, o que a fazia incumbir constantes perversidades com os demais personagens da história. Um dos terríveis bordões da vilã era a sua típica ameaça “Vou cortar a sua lingua e arrancar os seus olhos”.

http://www.jornalorebate.com.br/348/r3.jpg
O Protagonista Carlos Daniel Bracho, o homem ingenuo vivido por Fernando Colunga, na voz brasileira do dublador Ricardo Schnetzer

Uma personagem hilária no enredo foi a beata Estephanie – uma das protagonistas – que era púdica e recatada, estando sempre lutando a favor da moral e dos bons costumes por ser uma pessoa muito religiosa e super conservadora. Uma mulher incompreendida e amargurada que não suportava Paola por causa da sua personalidade diabólica, tinha forças para enfrentar a vilã sempre a insultando tentando denegrir a sua imagem por causa de seu péssimo caráter.

O folhetim ainda abordou temas como Alcoolismo, através do drama da personagem Piedade.

Há boatos de que as personagens gêmeas seriam interpretadas pela famosa cantora e atriz mexicana Thalía, mas que a mesma recusou essa possibilidade por já ter outros compromissos de trabalho. Há outras versões que dizem que Thalía não aceitou o convite porque se recusava a contracenar com Fernando Colunga, já que estava recém separada dele, depois de um conturbado romance com o ator.

http://www.jornalorebate.com.br/348/r4.jpg
Paola Bracho (de roupa marrom) e Paulina Martins (de roupa bege)

As melhores novelas sempre foram as produzidas pelo Brasil e México – ambos países exportadores de novelas para o mundo – e a notícia de que a obra mexicana da ‘Televisa’ está de volta nas tardes do ‘SBT’ em dezembro, está fazendo muitos vibrarem de felicidades! Desde que a assessoria de imprensa do SBT informou na última segunda-feira, 12, que o folhetim retornaria mais uma vez ao ar, os fãs do enredo não param de manifestar suas alegrias. Agora, é só aguardar até o dia 3/12 às 16p5. Se as sequências das reprises de segunda a sexta feira das tramas mexicanas nesse horário à tarde estavam boas com os êxitos de Marimar, Maria do Bairro e atualmente com Maria Mercedes (as três protagonizados por Thalía), agora com o retorno de A Usurpadora, estão melhor ainda.

A Usurpadora é uma obra de 1998 e no Brasil foi transmitida pela pioneira vez em 1999 e é considerada das melhores tramas mexicanas de todos os tempos, só perdendo para Maria do Bairro, esta que é considerada a maior novela de sucesso em todos os tempos, mundialmente falando, por ser a mais exportada, considerada de melhor qualidade e enredo, agradou de forma geral à população mundial, tendo se encaixado nos perfis e necessidades das personalidades de pessoas pelo mundo à fora. Isso, de acordo com as pesquisas gerais sobre as novelas.

Raphael Guedes Marinho.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS