Portela 2013: Escolhido o samba-enredo da agremiação que fecha desfile de domingo e tem sucessão em abril

O ‘hino’ oficial 2013 da Portela, que fecha o desfile no domingo de Carnaval foi definido sábado, 13 de outubro. É o da parceria dos compositores Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo, Toninho Nascimento e André do Posto Sete. Tendo a mesma linha melódico-rítmica diferenciada, leve e solta do samba-enredo 2012 cuja letra tem mais de dois refrãos, o excelente samba se intitula “Madureira: Onde o meu coração se deixou levar” cujo enredo é desenvolvido pelo jovem e bom carnavalesco Paulo Menezes, que está na Portela há dois anos. Durante todo concurso o samba foi cantado a três vozes. A 1ª e principal foi a de um dos intérpretes oficiais da Inocentes de Belfort Roxo, Wantuir.

Já as outras duas vozes foram a do intérprete oficial da Vila Isabel, Tinga e a de Rogerinho da Renascer de Jacarepaguá. Até agora ninguém disse nada, mas, o fato é que pode ter ocorrido alguma coisa para isso, porque, bambas entre os integrantes da Ala de Compositores da agremiação de Oswaldo Cruz e Madureira, não inscreveram sambas no concurso de escolha. Dentre os quais, a dupla tetracampeã Ciraninho e Diogo Nogueira, o campeão diversas vezes Noca da Portela, assim como também não inscreveram sambas Monarco e Mauro Diniz e Valdir 59 e Noquinha. A causa pode ser insatisfação com a filosofia político-administrativa do presidente Nilo Mendes Figueiredo.
Ele sucede a nada saudosa época do então presidente, o contraventor penal do jogo do bicho Carlinhos Maracanã. Eleito em 2005 como esperança de mudança e reeleito duas vezes para liderar a conquista de novos títulos, os três mandatos de Nilo Mendes Figueiredo são insatisfatórios por não ter ganhado título, até agora. Ainda que suas administrações sejam democráticas, transparentes, profissionalizantes e éticas notadamente quanto à ruptura com a contravenção do jogo do bicho. Por isso nas hostes portelenses se cogitaria eleger outro presidente em abril de 2013, para tanto o nome seria o do ex-presidente da Acadêmicos da Rocinha, o empresário Maurício de Araújo Mattos.
O que seria uma incoerência, pois, ele não serviu para comandar uma agremiação do Grupo Acesso A, imagina a Majestade do Samba. Além disso, tal empresário é aliado dos contraventores penais do jogo do bicho que dominam a cúpula da LIESA. Haja vista, Mattos preside a revista “Rio, Samba e Carnaval” que circula somente na semana da Folia, para não prejudicar revistas concorrentes da LIESA como “Ensaio Geral” e “Liesa News”. Nessa perspectiva, a alternativa seria buscar um candidato ou candidata a presidente, que juntamente com os demais integrantes de uma chapa concorrente, signifique renovação e principalmente reconquista de títulos para mais laureada das agremiações.
Uma chapa assim encabeçada e composta pode e deve ser organizada pelos associados portelenses com direito a votar e ser votado. Como, por exemplo, os próprios compositores discordantes da filosofia político-administrativa do atual comandante da Águia Guerreira de Oswaldo Cruz e Madureira. Também não inscreveram samba para concorrer os seguintes compositores portelenses: Lílian Martins, Marquinho de Oswaldo Cruz, Serginho Procópio, Espanhol, Rafael dos Santos e Leandro Fregonesi. O que leva a conclusão de que a Ala de Compositores da Majestade do Samba tem mesmo excelência tanto em quantidade quanto na qualidade dos mesmos.
Por fim, na eleição portelense em abril vindouro vislumbra-se que caso a agremiação supere a 6ª colocação de 2012. Sobretudo, se a Águia Altaneira voar até o seu 22º título, talvez nem tenha outra chapa concorrente encabeçada por outra candidatura a presidente, que não a do atual presidente (resta saber se o estatuto permite) Nilo Mendes Figueiredo. Porque, se o estatuto permitir, tendo como apoiador o ilustre associado portelense o reeleito prefeito carioca Eduardo Paes, o atual comandante da Portela será imbatível rumo ao seu 4º mandato consecutivo. Prosseguindo também como secretário do importante Conselho Deliberativo e quiçá candidato a presidente da LIESA, em 2015.   

Portela 2013: Ouça o samba da parceria de Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo, Toninho Nascimento e André do Posto 7.
Para ver a letra e ouví-lo clique sobre o link abaixo:
http://www.sidneyrezende.com/noticia/179393


*jornalista – é torcedor da Portela.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS