Haja vista, embora sua Ala de Compositores seja de boa qualidade, nem sempre o Salgueiro combina conquista de título com excelência em letra e melodia na qualidade de samba-enredo. O exemplo disso é o samba-enredo campeão de 1993 "Peguei um Ita no Norte" que não tem letra e melodia assim tão belas. Ainda que seja um samba popularíssimo, cantado até hoje. Não por mera coincidência, um dos melhores entre os concorrentes a ‘hino' oficial de 2013 têm três dos compositores do samba nota 10 de 2011 (Miudinho, Anderson Benson e Luiz Pião), porém, a liderança da parceria é do compositor Demá Chagas, que é o mesmo de 1993, mais Alessandro Falcão e Elcinho Saara.
Quem abrilhanta o canto é o excelente intérprete-puxador de volta ao Império Serrano para o Carnaval 2013, Nêgo. O acompanhamento rítmico-musical é da bateria autointitulada Furiosa sob a batuta do mestre Marcão. O outro bom samba é da parceria liderada por Marcelo Motta mais João Ferreira, Gê Lopes e Thiago Daniel. O canto é do ótimo intérprete-puxador oficial da Vila Isabel, Tinga, acompanhado rítmico-musicalmente pela Furiosa. É considerado samba que corre por fora, o da parceria dos compositores Ricardo Pança, André Luiz, Marcelo Mineiro, Fábio Cardeal, Júlio Cesar e Paulo Lima, cantado por Vander Timbalada e pelo intérprete oficial do Império da Tijuca, Pixulé.
Também são considerados sambas que podem surpreender: O da parceria Moisés Santiago, Waltinho Honorato, Elton Carvalho, Tuninho Z10, Jácob e Tuninho Fernandes, cujos cantos são do próprio Santiago e Z10 mais os intérpretes Alexandre Di Mendes e um dos três oficiais da Estação 1ª de Mangueira, Ciganerey. E o da parceria Xande de Pilares, Sereno, Betinho de Pilares, Luiz Fernando, Líbero e Jassa cujo canto é do excelente intérprete-puxador oficial da Mocidade Independente de Padre Miguel, Luizinho Andanças. A escola de samba Salgueiro tem sido nos últimos anos sempre cotada a ser campeã graças ao comando de sua guerreira-presidente Regina Celi Fernandes.
Reeleita em 2012 para novo mandato de três anos, ela tem mostrado que está gabaritada para um cargo mais compatível com sua liderança. Por exemplo, a própria presidência da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA). Porém, surpreendentemente ela revelou-se submissa, permanecendo relegada à função de 1ª secretária do Conselho Fiscal na chapa única que reelegeu presidente até 2015, o economista e fiel escudeiro dos contraventores penais do jogo do bicho, Jorge Castanheira. Afinal, na LIESA o poder além de sexista e machista, tem o domínio controlado pelas mãos de ferro de tais contraventores e outros acusados judicialmente de práticas criminosas.
*jornalista - é torcedor da Portela a Majestade do Samba.