Observei que um casal deixou de ficar junto. Há muito tempo se conheciam e pelo destino se separaram. Vieram depois de dez anos a se encontrar, ela mais madura, com mais experiência, trabalho bem estável, mais popular e moderna e ele que não saiu da sua cidade natal estava do mesmo jeito, um pouco mais experiente, sem muitas andanças pois terminara um casamento longo, de oito anos. A vida os juntou novamente e por um passe de mágica ela, mesmo com vários do seu convívio a querendo, optou pelo antigo amor de adolescência, mas este não teve coragem de acompanhá-la, sentia o mesmo mas o pensamento machista e preconceituoso o fez desistir e arranjou logo depois uma menina, da sua cidade, com pouca experiência e que se contenta com o pouco e quer casar.
O preconceito não é apenas racial ou por status, existe também o preconceito por pessoas "modernas", por aparência. O julgamento por achar que esta pessoa é moderna demais é fatal, pois ninguém foge dos laços normais da vida, que é casar e ter filhos, uns ate podem se afastar mas não são completos, não viverão por completo a vida, sempre ficará o vazio.
O conservadorismo é muito forte ainda em cidades pequenas, e qualquer pessoa que foge do padrão deles é visto com maus olhos e fica sobre efeito do ciclo vicioso do pré julgamento , que infelizmente é difícil de tirar, pois como aquele velho ditado diz " A primeira impressão é a que fica".
Voltando a primeira história, a menina hoje esta muito bem, decepcionada, com certeza, pois aquele menino foi o único que ela realmente amou e pensou um dia em casar, mas a decepção passa com o tempo e o arrependimento não há para ela, mas quanto a ele, não se sabe o dia em que alguém irá julgá-lo, mas para toda ação existe uma reação...
A vida é uma caixinha de surpresa e todo o preconceito deve ser vetado, pois naquela aparência diferente pode estar alguém muito leal e honesto e naquela boa aparência o contrário. Não se pode brincar com as pessoas, com o sentimento delas e muito menos inventar histórias por apenas ver alguém. E para esse tipo de preconceito agora existe uma lei, contra discriminação por aparência, mas precisava? Existem tantas leis sendo inventadas quantas mais iremos ter para punir as mentes inferiores?
Anseio pelo tempo em que a paz irá reinar e o respeito virará bíblia.
Luana Leixa