A vaidade (chamada também de orgulho ou soberba) é o desejo de atrair a admiração das outras pessoas. Uma pessoa vaidosa cria uma imagem pessoal para transmitir aos outros, com o objetivo de ser admirada. Mostra com extravagância seus pontos positivos e esconde seus pontos negativos.
A mídia também esta por trás para mostrar massivamente a vaidade, e molda novas e jovens mentes a seguir os seus padrões.
Os jovens cada vez mais cegos com tal vaidade tomam qualquer providência para montar e estar presente e aceito no grupo, e excluem qualquer tipo de "anomalias" causando muitas vezes o Bullying.
Uma pessoa muito vaidosa pode ser gananciosa para manter sua aparência corre atrás,até por coisas ilícitas, só para causar inveja, pois é isto que o narcisista faz, fica lindo só para mostrar que é melhor que o outro , nas entrelinhas demonstra o seu complexo de inferioridade, pois esta mesma pessoa na verdade se acha pior que todos e tenta a todo modo provar a si mesmo que não é.
Fora dito que a vaidade é um dos pecados capitais como qualquer outro sentimento em exagero, e em conversa com o psicólogo Fábio Mendes o mesmo concorda. "primeiro que qualquer exagero vai nos mostrar a beira de algum lugar, muitas vezes sinalizando um sintoma, e sim podemos pensar numa fragilidade na auto-estima, poderia sim dentro de um complexo de coisas pensar em inferioridade. falar em vaidade e inferioridade é pensarmos sobre uma ótica de um espelho".
A humanidade desde o começo de sua formação tem que provar a outrem que é melhor, mas nascemos e vamos morrer do mesmo jeito e esquecemos do que realmente é essencial na vida. Nos comportamos como animais que por instinto de sobrevivência tem que ser o melhor em alguma coisa, mas nós somos seres pensantes e não precisamos provar nada a ninguém e sim acreditarmos em nós mesmos.
"Cinco grandes inimigos da paz habitam dentro de nós: a avareza, a ambição, a inveja, a cólera e a vaidade. Se conseguíssemos desterrá-los, gozaríamos inevitavelmente da perpétua paz."
Francesco Petrarca
Luana Leixa