Onde está a Justiça?

Quando ouvimos falar em justiça, apenas o som da palavra, nos remete a sensação de proteção, do que é justo, e da verdade. Maso mundo real vêm todos os dias nos mostrar que não é isso o que acontece.
Somos bombardeados por impunidade, negligência e verdadeiras injustiças em nossas vidas, em nossa sociedade, em nossos direitos a todos os momentos!
Temos leis que favorecem criminosos de maneiras insanas e estúpidas.
Vemos a nossa voz, os nossos direitos e a nossa dignidade serem solapados por ações daqueles que deveriam nos dar o exemplo, daqueles que operam a lei e a justiça.
O nosso valor se reduz a nada ante decisões tomadas pelos que detém o poder. Somos massacrados e nem ao menos temos achance justa, de nos defendermos. Em certos momentos, sequer percebemos o quanto estamos sendo lesados.
Estamos em uma situação, onde a lei defende os interesses de alguns, se aplica poucos e pune frouxamente atrocidades.
Em contra partida, se nós cidadãos de bem lutamos em fazer valer nossos direitos, buscamos a verdade e agimos com decência, somos tidos como malucos e insanos e não raro, punidos severamente no peso da própria lei! Que de aliada e guardiã, se torna inimiga e carrasca.
Dói minha alma, quando vejo casos de pedófilos que estão soltos, em processos que se arrastam por anos, por não ter havido o flagrante, ou pelo agressor ter bons advogados, e uma série de fatores que pesam em seu favor, como se isso, os redimisse de sua culpa. Enquanto as vítimas, destruídas pelas ações criminosas, vivem com medo, não recebem a devida assistência, e ainda são expostas a diversas situações constrangedoras e humilhantes, para que se prove que foram brutalmente violadas.
Eu me pergunto, todos os dias, quando a nossa sociedade vai despertar?
Vai gritar, clamando seus direitos? Até quando teremos que sucumbir ao monopólio da hipocrisia?
Queremos corruptos na cadeia e bom uso de nosso dinheiro, criminosos cumprindo penas de acordo com seus atos! Queremos promotores e juízes comprometidos com a verdade e com a justiça! Queremos que tudo o que reza a nossa Constituição, seja efetivo em nossa vida. Se temos direito à educação, que esta seja decente. Se temos direito à saúde, que ninguém mais morra em corredores de hospital, por falta de leito, remédios e atendimento médico. Se as crianças têm prioridade absoluta, que os seus agressores e os cumplices destes agressores, sejam punidos instantaneamente, por seus atos. Se temos direito à dignidade, que não sejamos humilhados socialmente, emocionalmente e moralmente, como temos sido, de tantas décadas para cá, dia após dia...
Em fim...que possamos acordar de cabeça erguida todos os dias, contemplando a beleza de se viver em uma sociedade justa, digna e próspera.
Contudo, o primeiro passo é nosso! Quando exercemos nossa cidadania, nossa civilidade e agimos pelo bem comum, estamos abrindo as portas para esse ideal de sociedade que precisamos. Sei que não mudaremos o mundo de uma hora para outra, mas já é um começo da transformação. E ela depende exclusivamente de nós, as verdadeiras vítimas!

Sallime Chehade

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS