A sociedade atual da valor a pessoas competitivas que fazem tudo por dinheiro, e vem crescendo um número alarmante de assaltos, depressão por não conseguirem se encaixar no perfil de competitividade, ou se encaixam e são passadas para trás por sua "amiga(o) de trabalho" e mais uma série de problemas sociais que atingem todas as idades.
É preocupante o número de casos de indivíduos que são enganados e se tornam depressivos por confiarem em gente de caráter duvidoso. Esta difícil encontrar humanos de boa índole e o que acontece? O povo fala que aquele "fulano" tem um perfil psicopata. Será mesmo?
O número de psicopatas, sociopatas é pequeno em relação a pessoas de mal caráter, que essas sim vem crescendo a cada dia. O seu perfil é claro, é aquele adulto que sempre ouviu sua mãe falando: "Filha arranja um marido rico, mesmo não amando case pois o que vale nesse mundo é uma casa e dinheiro para se sustentar". "Ela ta crescendo mais que você em pouco tempo de trabalho? Filho chegue perto dela se torne amigo, pegue seu ponto fraco e use-o contra ela". Sim isso acontece! E é impressionante como um ser humano pode devastar a vida de outro, que muitas vezes não estão preparados para esta situação, pois nunca imaginaria que aconteceria isso com ele e o pior é que muitos deles sofrem e depois fazem o mesmo com o os outros por terem medo de se machucar novamente.
As pessoas estão mais preocupadas com o ter e esquecem-se do ser. Ou muitas vezes se preocupam sim com o ser, mas são devastadas pelo sentimento de desespero por não conseguirem seu objetivo e acabam priorizando o ter! Mas até quando ficaremos assim? A humanidade terá que ir ao fim do poço para poder pensar na progressão e crescimento? Agimos como animais com medo de seus caçadores e nos escondemos, nos calamos para não termos quaisquer problemas em nossas vidas. Pois a sociedade molda indivíduos que pensam somente no micro e não no macro. É muito triste viver nesta época estagnada.
Devemos buscar em cada um de nós os princípios universais que foram ditos a primeira vez na Revolução Francesa, no século XVIII, que são eles: Liberdade, Igualdade e Fraternidade (autoria de Jean-Jacques Rousseau.)! Se cada um de nós pensarmos no micro com os princípios universais o macro poderá ser mudado e poderemos, no coletivo, mudar cada "templo", cada ser humano.
"Mais do que em qualquer outra época, a humanidade está numa encruzilhada. Um caminho leva ao desespero absoluto. O outro, à total extinção. Vamos rezar para que tenhamos a sabedoria de saber escolher. "(Woody Allen)
Luana Leixa