As roupas que usamos normalmente os nossos jovens e até mesmo adultos só pensam em ter de marca para vangloriar-se, mas não sabem o que vem por trás, na arte de fazer uma roupa no que significa cada tipo, no que foi inspirado e o que significou em nossa história.
Em 1972 as calças começaram a ser mais usadas por mulheres e foi um símbolo de igualdade entre homem e mulher. As mulheres começaram a usá-las com mais freqüência em escolas, ruas e passou-se então a ser mais uma peça do vestuário feminino que antes só usava saia.
As calças no tecido jeans foram apenas inventadas nos EUA para mineiros, pois são mais resistentes e logo depois ficaram muito famosas principalmente com o Desfile de Calvin Klein, na década de 1970, fazendo assim a inclusão social , pois o Jeans tanto poderia ser usado pelos mineiros ou por pessoas de grande poder social.
Hoje em dia a alta costura se inspira em cultura, arte, música e principalmente personalidade. O Estilista Marc Jacobs grande nome no mundo atual,tem estilo grunge , grande movimento na década de 90 que começou com a banda nirvana e significava som "sujo" largado, as roupas características são calças rasgadas e blusa xadrez. Marc Jacobs é um estilista ousado que não segue tendência de estação cria sua própria linha sem se preocupar com pensamentos alheios, suas roupas são usadas normalmente por pessoas com grande personalidade e que não se importam com críticas.
A moda é uma arte que cada vez mais vem mostrando interesse em fatos históricos com inspiração em seus desfiles, na arte urbana e no comportamento de cada ser humano. Pode se dizer que a moda é muito mais do que simples vestimenta e a futilidade vem do ser humano , vem da alienação , pois só conseguem enxergar a roupa como objeto de ostentação, assim como vêem sempre o lado material e esquecem de enxergar por trás de cada objeto, roupa que compram.
"A moda não é algo presente apenas nas roupas. A moda está no céu , nas ruas, a moda tem a ver com idéias, a forma como vivemos, o que está acontecendo." (Coco Chanel)
Luana Leixa