A copa do mundo e os bolinhos de lama com açúcar...

O tribunal de contas da união encontrou diversas irregularidades nos projetos referentes a obras de planejamento de estádios e outras construções que deverão ser utilizadas para receber os jogos da copa do mundo FIFA 2014. As irregularidades foram encontradas em todos os locais onde deverão ocorrer os jogos, com um orçamento de quase 24 bilhões de reais para estas obras. Analisando que estes valores são atuais, e que as obras públicas brasileiras sempre necessitam de valores suplementares, estes gastos poderão chegar, quem sabe, a uns

40 bilhões! Isto tudo tirado de nosso bolso para construir estádios no meio do nada, como no que deverá ser construído na Amazônia. Por acaso, Manaus vive uma epidemia de dengue, muitas pessoas deverão morrer por conta disto, e tenho certeza que mesmo assim, com epidemias ocorrendo quase que corriqueiramente todos os anos, veremos os gramados de campos de futebol recebendo mais investimentos dos que os leitos hospitalares do "pulmão do mundo".

Para entendermos como é que se dão muitas das licitações neste país, analisemos o caso da obra de reconstrução do estádio da fonte nova na Bahia, que, orçado em 591,7 milhões para a licitação, custará depois de ganha 1,6 bilhão de reais (também não entendi). Quem vai pagar a diferença é o povo, mesmo não tendo condições de passar nem perto destes estádios durante a copa. Quem sempre paga a conta são os que menos ou nada comem do bolo, mas por acaso, os mais "felizes" com o evento.

A maior parte das obras ainda nem se iniciou, e talvez vejamos a máxima de que brasileiro deixa tudo para última hora se repetir.

Uma indagação que me vem à cabeça é como que um país de semi analfabetos, que ainda possui milhares de crianças morrendo de fome todos os dias, que vêem chefes de família ser obrigados a servir bolo de lama com açúcar para seus filhos (isso mesmo) cometer disparates de investir dezenas de bilhões para se assistirem simples pessoas jogarem partidas de um simples esporte? Como é que nós aceitamos tudo isto passivamente? Por que somos tão insensíveis? Repito a pergunta de José
Saramago: "por que foi que cegamos?" por que é que olhamos sem nada enxergarmos? Por quê?

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS