Miss Macae 2004 Livia Batista Almeida, ainda durante o reinado, em 4 de dezembro de 2006 na clinica de estetica "Bellissima Beauty Center"
Além do mais, em 2004 o universo missólogo brasileiro estava recheado de felicidades, pois a Miss Brasil 2003, Gislaine Rodrigues Ferreira - de Tocantins, a primeira (e única) representante desse estado a vencer a concorrência do miss Brasil - havia galgado um lugar nas semifinais do Miss Universo 2003, feito este que estava em falta já a alguns anos, pois a última miss Brasil que conseguiu a classificação de uma semifinal no Miss Universo, havia sido a Miss Brasil 1998, Michela Dauzacker Marchi - do Mato Grosso do Sul (vitória douradense), sendo a pioneira (e única) candidata desse estado a vencer a competição do miss Brasil.
Miss Macae 2004 Livia Batista Almeida, ainda durante o seu reinado, em 4 de dezembro de 2006 na clinica de estetica “Bellissima Beauty Center”
Lívia - que na época cursava o 4° ano da Faculdade de Educação Física, na Universidade Estácio de Sá, de Campos dos Goytacazes - é Escorpiana, tendo nascido dia 15 de novembro de 1983 (completou vinte anos de idade no dia da premiação como Miss Macaé). Suas medidas eram: 1 metro e 71 centímetros de altura, 62 quilos, 83 centímetros de busto, 67 de cintura e 96 de quadril. Na época de sua eleição, foi divulgado sobre Lívia, que a sua personalidade é marcada por determinação e sinceridade - mas tendo como defeito a teimosia - e que ela adora cinema, ouvir música e freqüentar praias. Lívia - antes daquela disputa - nunca tinha participado de nenhum outro desfile. E ficou realmente comovida com a turma de sua torcida, pelo apoio que recebeu desse seu grupo de torcedores.
Livia desfilando no concurso “Miss Macae 2004” ainda antes de vencer. Isso, no dia 15 de novembro de 2003, na Sede Campestre do Clube Cidade do Sol dos empregados da Petrobras (CEPE).
A Miss Macaé 2004 teve a missão de defender o município no desfile estadual. Lívia foi concorrer com o sonho, empenho e confiança de conseguir trazer o quinto titulo estadual de beleza para a cidade. A concorrência estadual iría ser em cerca de três semanas depois do desfile municipal.
O Concurso Miss Estado do Rio de Janeiro 2004 aconteceu num domingo, em 7 de dezembro de 2003 - ainda antes do natal 2003 e reveillon para a chegada de 2004 - no Scala Rio (Zona Sul da Cidade do Rio de Janeiro-RJ), e contou com a participação de trinta e oito candidatas municipais oriundas de diversas cidades do estado. O certame teve caráter beneficente, pois o dinheiro arrecado com a venda dos ingressos, acabou sendo para uma nobre causa: A ajuda na campanha do "Natal Sem Fome".
O espetáculo estadual foi apresentado pelo empresário Edilásio Jr. No júri, contavam personalidades como ex-misses brasileiras oriundas do estado do Rio de Janeiro (originárias na verdade, da extinta Guanabara, a antiga capital do atual estado do Rio de Janeiro): a Miss Brasil 1958 (Adalgisa Colombo), a Miss Brasil 1966 (Ana Cristina Ridzi), a Miss Brasil 1970 (Eliane Fialho Thompson), e a Miss Mundo 1971 (Lúcia Tavares Petterle). Outra pessoa conhecida que esteve lá foi a hoje falecida Dercy Gonçalves (atriz, humorista e cantora madalenense fluminense brasileira). E sobre o comparecimento da saudosa artista, houve pessoas que se aproveitaram da sua presença, articulando as chamadas "piadinhas" de mau gosto. Isso, pois teve indivíduos que pronunciaram que aquele concurso de beleza tinha como objetivo - além de escolher a mais bela representante fluminense para a disputa do Miss Brasil 2004 - também, o de comemorar duas datas, que seria não só pelo 50º aniversário do oficial concurso Miss Estado do Rio, mas também os "300" anos de Dercy. As exposições de típicas anedotas à madalenense foi somente mais um medíocre ato humano. É bom apontar que na época do evento foi comentado que o clima no local estava muito adequado, além de ter bastantes pessoas bonitas transitando no ambiente, e tendo por todos os lados, as óbvias torcidas fixadas. Por outro lado, uma grande parte de pessoas reclamavam que a ocasião deixou muito a desejar, criticando o cenário (local e decoração), a ordem e produção. Sobre a participação e pontuação da Miss Macaé, ela conseguiu figurar entre as misses semifinalistas, mas não alcançou um lugar entre as finalistas. O resultado terminou com a vitória da concorrente de Campos dos Goytacazes, Anelise Gomes Sobral (que foi semifinalista do certame do Miss Brasil 2004, tendo concorrido ali junto com Alynne da Silva Coutinho, que era a candidata de Brasília - distrito federal brasileiro - e que foi aclamada anos depois como Miss Macaé 2008, e permanece já a três anos sendo a atual miss Macaé, já que o município macaense ainda não anunciou uma nova miss), tendo sido uma eleição que agradou à muitos da platéia, mas também que descontentou uma quantidade considerável de pessoas ali presentes. Podemos dizer que aquele concurso de beleza fluminense marcou pela diversidade das opiniões do público local.
Livia, depois de ja eleita como Miss Macae 2004, fazendo pose na Avenida Presidente Sodre (Rua da Praia) em Macae-RJ.
Em cerca de quinze dias depois, na data do dia 19 de dezembro de 2006, às 21h, no Tênis Clube (Sede Social), acontece o concurso Miss Macaé 2007. Dentre as candidatas presentes, são escolhidas cinco finalistas. Lívia se despede do público macaense e passa a faixa para Milena Frossard, que venceu aquela competição (e representou o município na concorrência do Miss Estado do Rio de Janeiro 2007, dia 23 de março de 2007, no Teatro Odylo Costa Filho - UERJ - juntamente com outras dezoito misses municipais).
Concluindo: Lívia Batista Almeida reinou como Miss Macaé durante três anos, já que o município só veio a conhecer uma outra miss em 2007 (Milena). Lívia, apesar de ter reinado durante um período um pouco demorado, ela não obteve o destaque que merecia na cidade. Apesar de que 2004 marcou na história missóloga nacional, por ter sido o ano do oficial cinqüentenário do Miss Brasil e também do Miss Estado do Rio, porém em Macaé os concursos de misses estavam em plena falta de ascensão, devido a falta de interesse da comunidade local pelos desfiles. Realmente em 2004, o "Miss Macaé" estava longe dos seus melhores dias. E ainda nem era uma certeza verdadeira, as recentes áreas de publicação virtual que este jornal futuramente proporcionaria às misses de Macaé - como acontece agora nessa atual década de 2010, através deste redator. Apesar de tudo, Lívia foi uma bela miss Macaé. E se não teve o status que lhe valia a pena, o que se explica é que jamais seria por um fato de terem causado aversão à sua pessoa. Nada disso. O que justifica é realmente o triste fato de que o município não valorizava as misses já a um bom tempo, e infelizmente é assim até os dias atuais.
Neste instante, o espaço aqui presente é enfeitado por essa ex-miss Macaé, que ao ser eleita a garota mais bonita da cidade em 2004, representou o município no principal concurso estadual de beleza do estado do Rio de Janeiro, o glamouroso chamado "Oficial Concurso Miss Estado do Rio de Janeiro", conseguindo um lugar entre as misses semifinalistas. A participação de Lívia Batista Almeida nesse certame fluminense completou sete anos.
Raphael Guedes Marinho.