A coisa começou em 2010 quando em virtude das fortes chuvas que caíram sobre a cidade às vésperas da Folia, a prefeita Rosinha Garotinho (PR) decidiu realizar inédito Carnaval fora de época em Campos dos Goytacazes. Então, próximo ao Natal nem foi o alcaide Riverton Mussi (PMDB) quem fez via-imprensa o anúncio de tal imitação como presente natalino, isto é, a realização também em Macaé de Carnaval fora de época. O incumbido foi o quase-eterno presidente da Liga ‘Independente’ das Entidades Carnavalescas de Macaé (LIECAM) José Carlos Antônio o popular ‘Dica’.
Ele é afilhado do clã oligarca-burguês que domina há 34 anos a Eterna Princesinha do Atlântico e atual capital brasileira do petróleo.
Assim, como prócere dirigente-sambista e folião, o simpaticíssimo ‘Dica’ tirou onda, declarando “o Carnaval fora de época em Macaé promete impulsionar o setor turístico e movimentar a economia”. Duvido que o alcaide macaense fosse dizer uma frase mais objetiva do que esta. E o presidente da LIECAM prosseguiu dando um show com seu gogó politicamente correto “Essa será a nossa 1ª experiência. Se o resultado for positivo, todos os anos a programação seguirá sempre depois do Carnaval do calendário (oficial) nacional. A folia fora de época em Macaé promete impulsionar o setor turístico e movimentar a economia, uma vez que além de ser um momento de lazer, aumenta a auto-estima dos moradores, atrai turista e estimula a economia”; enfatizou.
Ex-morador do distrito macaense Barra, na época de pobre, o presidente da LIECAM forneceu os enredos das agremiações do Grupo Especial do Carnaval macaense cujos sambas-enredo inclusive já devem ter sido gravados e são os seguintes: Acadêmicos da Aroeira “Das mãos do homem, maravilhas... Eis a grande genialidade do mundo”, Foliões das Malvinas “Da Comunicação às expressões: Rádio FM 101 trinta anos de emoções”, Pulo-do-Gato “Bendita baderna”, Castelo Imperial “Força divina: Salve São Jorge, guerreiro de fé!”, Império da Barra “E agora?!” e Unidos dos Bairros “Saudade...”. Já a Princesinha do Atlântico do Grupo 01 o enredo será “Lua, encantadora no céu. Mistério, magia e lendas fascinantes!”
Concluindo, o presidente da LIECAM informou a programação oficial dos desfiles do Carnaval macaense fora de época: Dia 16 de março (4ª feira) Bois Pintadinhos, dia 17 de março (5ª feira) da escola de samba do município da Baixada Fluminense Nilópolis e do Carnaval carioca, Beija Flor – dia 18 de março (6ª feira) das escolas de samba macaenses do Grupo 01, dia 19 de março (sábado) das escolas de samba macaenses do Grupo Especial e dia 20 de março (domingo) Apuração na cidade do samba. Conforme se vê, o alcaide macaense ao dar para trás, imitando sua colega de Campos dos Goytacazes Rosinha Garotinho programando também em Macaé um carnaval fora de época, o fez para poder desfilar no Carnaval carioca.
Isto é, não pela União da Ilha, sua agremiação do coração, mas, pela Beija Flor onde o faz há alguns anos. Por isto, o intérprete oficial da auto-intitulada Deusa da Passarela, Neguinho da Beija Flor (Luiz Antônio Feliciano Marcondes) é funcionário fantasma da Prefeitura Municipal de Macaé aonde entre os anos de 2009/2010 chegou a ocupar (quer dizer receber o pagamento na conta bancária) como Subsecretário Municipal de Eventos. Haja vista, com o incêndio nos barracões de uma das favoritas do Carnaval carioca (Grande Rio) e também nos barracões da Portela e da União Ilha, a Beija Flor passou a ter chance de tornar-se novamente campeã; apesar do enredo homenageando Roberto Carlos ser apenas marketing.
*jornalista – amante de Carnaval e das escolas de samba, no RJ é torcedor da Portela e em Macaé da Princesinha.
SAMBA PRINCESINHA DO ATLANTICO
GRES PRINCESINHA DO ATLÂNTICO - CARNAVAL 2011
ENREDO – “LUA, ENCANTADORA NO CÉU. MISTÉRIO, MAGÍA E LENDAS FASCINANTES”
PRESIDENTE – JOÃO BATISTA ( TIÊ)
VICE - AIMAR JÚLIO DE SOUZA O 'MAZZOLA'
COMPOSITORES – JP DO CAVACO, AMILCAR AURICH, JAMIL CORREA, AMILTON MATOS, GERSON LUIS E VADINHO FREIRE
INTÉRPRETE : VADINHO FREIRE
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL NO TAMBORIM - ROBERTINHO DA MANGUEIRA
Noiva com véu de estrelas
Por Deus nos foi presenteada
Fonte de inspirações
Desde sempre admirada
Lua encantadora no céu
É mistério, é magia
E tem lendas fascinantes:
Deuses, fadas e bruxas...criaturas de arrepiar
Mas também tem sedução, que bom!
Num lual à beira mar
Minguante, crescente, nova ou cheia
A cigana vai dançar
A moça mais bela da aldeia {bis}
Vira flor e vem nos perfumar
Veio de povos distantes a sabedoria milenar
O controle das marés e o tempo certo de plantar
Ilumina e faz brilhar, deusa da mitologia
Meu signo, no mundo da astrologia
Vou cantar meu samba em verso e prosa
E a lua prateada
Vou pintar de verde e rosa
Satélite brilhante e natural
Que o homem ousou pisar
Me protege, me orienta e me guia
Oh! meu São Jorge no calor da bateria
Clareia, oh! clareia
Clareia e deixa clarear {bis}
Minha Princesinha querida
Faz serenata ao luar